Lavagem do Bonfim agita a cidade na quinta-feira em Salvador - Observador Independente

Acontecendo

Post Top Ad

Bem-vindo. Hoje é

15 de janeiro de 2020

Lavagem do Bonfim agita a cidade na quinta-feira em Salvador




Iasmim Moreira*


Comemorada tradicionalmente toda segunda quinta-feira do ano, a lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim é uma das maiores manifestações populares do país, perdendo apenas para o Carnaval.

Neste ano, a festa religiosa acontece nesta quinta,16, e, como não podia deixar faltar, uma extensa programação musical espalhada pela cidade, que vai desde a saída na Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia até o destino final: o Bonfim.

Para quem curte axé e já quer entrar no clima da festa momesca, uma boa opção é a festa Bonfim de Tarde que realiza amanhã, às 15h, na Bahia Marina (Av. Contorno), uma edição especial.

Com Bell Marques no comando, o show recebe o grupo É o Tchan! e reúne clássicos dos carnavais das antigas gerações. Sucessos da banda Chiclete com Banana como Diga que Valeu e Selva Branca além das conhecidas do Tchan!, como Pau que nasce torto e Dança da cordinha.

Os ingressos podem ser adquiridos na Central do Carnaval e nos balcões Pida.

Ainda no clima da folia, a Casa Cloc (Av. Contorno) – também às 15 horas – recebe os cantores Márcio Victor (Psirico), e Felipe Pezzoni (Banda Eva) além do DJ Ralk, que animarão a festa Salva Bonfim 2020 também apresentando sucessos antigos e possíveis hits para este ano. Ingressos no Sympla.

Bonfim com samba

Para os sambistas de plantão também tem programação. O Museu do Ritmo no Comércio sedia a Enxaguada du Bonfim organizada por Carlinhos Brown por meio da Candyall Music.

Com inicio às 14 horas, Diogo Nogueira, Mariene de Castro, Nelson Rufino e Parangolé sobem ao palco junto com Brown para fazerem homenagens ao dia com o melhor do samba baiano e repertório já conhecido pelo público. Os ingressos estão a partir de R$ 62 à venda no Safeticket e nas Lojas South.

Os que curtem um samba no estilo pagode romântico encontrarão o lugar certo no Espaço Jequitaia que recebe o cantor Péricles, os grupos Sorriso Maroto, Vou Pro Sereno, Samba & Suor, CBX Samba Clube e o DJ Rafa Maciela na festa Bonfim Privilege, que rola partir das 13 horas.

Saída dos cortejos

Além dos eventos feitos para quem curte a festa depois da caminhada, tem os cortejos que, todos os anos, acompanham as pessoas até a chegada na Igreja do Bonfim.

O famoso Cortejo da Negritude da banda do Ilê Aiyê, que acontece apenas em duas festas no ano (na lavagem e na Segunda-feira Gorda da Ribeira) terá sua saída da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, às 8h.

Já às 9 horas, também com saída da Conceição da Praia, o Cortejo do Micro Trio de Ivan Huol é uma boa pedida para quem curte as músicas românticas e a cena mais alternativa do carnaval.

"O que começou como uma brincadeira acabou durando por muitos anos. Vamos sempre às ruas com a proposta de tocar aquilo que gostamos e que não está mais na mídia por algum motivo. Só tem espaço para música boa", garante Ivan Huol, baterista e diretor do grupo.

Ele, junto com Cinho DaMatta (voz e violão) e Ivan Bastos (baixo e voz) apresentam o cortejo com a participação da Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub), com o bloco em defesa da Educação, da Universidade e dos Serviços Públicos



A TARDE *Sob a supervisão do editor Chico Castro Jr. / Foto ::: Agencom / Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->