Sua pós-graduação te prepara para um mercado cada vez mais disruptivo? - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

16 de fevereiro de 2020

Sua pós-graduação te prepara para um mercado cada vez mais disruptivo?

ESPECIAL PUBLICITÁRIO





Instituições de ensino se destacam ao trazer metodologias de ensino inovadoras para seus cursos de especialização nas áreas de gestão e negócios.

 Por Baiana Business School


A indústria 4.0, ou como alguns preferem, a 4ª revolução industrial, pressupõe uma ação muito mais ativa e de responsividade a mercados, a um ritmo nunca visto antes, por meio de ofertas e soluções disruptivas para setores de crescimento exponencial. Cada vez mais, não será o grande que irá sobrepujar o pequeno, mas o rápido que irá tomar à força a demanda do mais lento.

Baiana Business School — Foto: Divulgação


Mais importante que um produto ou serviço a ser ofertado, cursos de pós-graduação e MBAs na área de gestão e negócios devem atualmente explicitar a importância e implementar um propósito transformador nas carreiras dos seus alunos com as respectivas ideias e habilidades necessárias para uma adequada exploração e atendimento das demandas do mercado consumidor, demandas estas que muitas vezes o próprio mercado nem percebe existir ou mesmo nem imagina estar disponível.

De conteúdo e abordagens voltadas às mais contemporâneas e aplicáveis demandas no ensino de pós-graduação em gestão e negócios, tem surgido matérias em raras instituições de ensino superior que acompanham tendências globais e trazem aos alunos uma preparação para o novo mercado de trabalho. Matérias como Foresight (cenários futuros e tendências estratégicas emergentes) e Disruptive Business (modelos de negócios disruptivos), por exemplo, mais do que nomes pomposos em inglês, são temas que buscam explicitar o que há de mais acentuado e imprescindível à atuação e exploração de novos mercados e oportunidades no contexto da indústria 4.0. Cursos que conseguem trazer aos seus alunos abordagens de temas como estes, saem na frente em quesitos como atualização, metodologias ativas e inovadoras de ensino, aprendizado otimizado e oferecem maior empregabilidade aos profissionais que formam.

Baiana Business School — Foto: Divulgação


O objetivo é fornecer ao pós-graduando o conhecimento e críticas necessários a uma abordagem ampla e madura quanto às diferentes estratégias de diagnóstico e exploração de demandas emergentes por meio da compreensão dos princípios, conceitos e iniciativas dos negócios contemporâneos e disruptivos, numa leitura cientifica das oportunidades e da necessária antecipação das oscilações dos mercados e demandas de crescimento exponencial.

Tendência global, realidade baiana.

Apesar de ser uma tendência que ainda engatinha nas instituições de ensino superior do país, esta não é uma realidade distante do mercado baiano e de seus profissionais. A percepção da carência de escolas com esse nível de qualidade de ensino na área de gestão fez com que a Faculdade Baiana de Direito elaborasse, em conjunto com profissionais renomadas nacionalmente na área, o projeto Baiana Business School. Além de proporcionar, a partir de MBAs e cursos de educação corporativa, as mais modernas técnicas de gestão em diversas áreas do conhecimento, a escola conta com professores de referência nacional de qualidade comprovada, metodologias ativas que aliam teoria e prática através de cases e simulações empresariais.

A metodologia das aulas na Baiana Business School, como ocorre no MBA Premium em Engenharia de Negócios e Gestão de Empresas, um dos principais cursos da instituição, segue as mais contemporâneas práticas utilizadas nos principais laboratórios de inovação do Vale do Silício, do MIT e Shenzhen na China, principais destinos das mentes mais inquietas que estão impondo os novos modelos e pressupostos das atuais startups e empresas disruptivas de destaque mundial.
Baiana Business School — Foto: Divulgação


As aulas exibem os principais conceitos e ferramentas contemporâneas de gestão para que, logo em seguida, problemas e/ou demandas não atendidas possam ser apresentadas a fim de que os alunos apresentem soluções não convencionais e novos modelos de negócios disruptivos. A solução deve sempre atender a um benefício, conforme cita o professor Dr. Eder Polizei, Executivo de Negócios da MSX International de São Paulo e docente da Baiana Business School.

Para o Professor Eder, mais importante que ser o melhor é ser o primeiro. Os temas na Baiana Business School são apresentados no contexto compreendido como o novo “normal” da economia contemporânea, ou melhor, a partir do cenário VUCA (sigla em inglês para volatility, uncertainty, complexity e ambiguity), onde temas como inteligência artificial, crowdsourcing, desenvolvimento cooperativo, laboratórios de inovação, possibilidades da impressão 3D, entre outros, são abordados com o objetivo de prover aos alunos conhecimentos, habilidades e atitudes para destacada atuação no mercado 4.0.


ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->