Cinco capitais estão próximas do colapso do sistema de saúde, aponta pesquisa; Salvador está entre as melhores - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

24 de abril de 2020

Cinco capitais estão próximas do colapso do sistema de saúde, aponta pesquisa; Salvador está entre as melhores



As cidades de Manaus, Macapá, São Paulo, Fortaleza e Palmas estão próximas do colapso do sistema de saúde, de acordo com um estudo feito por pesquisadores de quatro universidades brasileiras. Salvador é a 14ª melhor cololaca no ranking das capitais. 

De acordo com o jornal O Globo, os pesquisadores encontraram um modelo matemático para medir a utilização da estrutura hospitalar pública e privada. O número encontrado não deve ser próximo de um, pois isso indicaria um provável colapso na saúde. A capital baiana está com 0,23, enquanto as capitais do Amazoas, Amapá, São Paulo, Ceará e Tocantins já estão com um.

São Luís, no Maranhão; Recife, em Pernambuco; e a capital do Rio de Janeiro tiveram valores próximos ao máximo, o que já representa perigo. O levantamento não contabiliza os hospitais de campanha que estão sendo criados em vários estados, pois ainda não há dados unificados sobre a nova quantidade de leitos, de acordo com o coordenador do estudo e professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Diogo Ferraz.

O cálculo foi feito por pesquisadores da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (EESC/USP), UFRA, Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).




Crédito da foto de capa ::::: Manu Dias/GovBa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->