Governo do Ceará entrega duas novas bases do Samu; serviço está em mais de 100 municípios do estado - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

4 de junho de 2020

Governo do Ceará entrega duas novas bases do Samu; serviço está em mais de 100 municípios do estado




Ampliação do atendimento móvel de urgência é resultado de uma parceria entre Estado e União, e resultará na universalização do Samu no Ceará

Em caso de emergência de saúde, moradores de Massapê e Itarema já podem contar com o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nesta sexta-feira (22), duas novas bases do serviço foram inauguradas nos municípios cearenses. A medida faz parte dos esforços do Governo do Ceará para garantir a universalização do serviço no Estado. Ao todo, 102 municípios cearenses contam com bases para atender a população. Só neste ano, já foram entregues 41.

Diretor-geral do Samu no Ceará, coronel João Vasconcelos comentou sobre a ampliação do atendimento nas cidades do Interior. “ O Ceará caminha rapidamente para universalizar o Samu no Estado. E assim, os samuzeiros, conhecidos como anjos de azul, estarão mais e mais presentes para servir à população”, disse.
Integração na saúde

O Samu é resultado de uma parceria entre o Governo do Ceará e a União, que adquire as ambulâncias. Já o Estado é responsável por contratar profissionais de saúde para atender à população e garantir o bom funcionamento dos veículos de socorro. Aos municípios, cabe disponibilizar as bases e garantir a manutenção do local.

O atendimento do serviço funciona 24 horas por dia e pode ser solicitado gratuitamente com uma ligação para o número 192. Quando acionada, uma equipe multiprofissional de saúde entra em ação. Dependendo da gravidade da ocorrência, podem entrar em ação médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que prestam o socorro em qualquer lugar, seja ele privado, como residências ou locais de trabalho, ou público, ruas e estradas.
Samu no Ceará

O Samu realiza atendimentos de naturezas diversas, como à vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo e armas brancas, quedas, choque elétrico, afogamento e intoxicação.

O serviço atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética. O Samu também pode ser acionado para a realização de socorro de casos gineco-obstétricos, atua no atendimento médico de urgências psiquiátricas e efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.



Igor Cavalcante - Texto
Equipe Samu - Foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->