Nova UPA em Salvador terá atendimento psiquiátrico 24 horas e serviço de atenção domiciliar - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

26 de junho de 2020

Nova UPA em Salvador terá atendimento psiquiátrico 24 horas e serviço de atenção domiciliar



A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio, situada no bairro de Roma, em Salvador, terá duas novidades para a população: o Serviço de Atenção Domiciliar e atendimento médico psiquiátrico 24 horas. 

A inauguração desta base, uma das maiores do país, ocorreu na manhã desta sexta-feira (26/6). Segundo a prefeitura, a unidade já começa a funcionar à noite. O prefeito ACM Neto (DEM) informou que a estrutura é a segunda mais importante na área da saúde implantada nos últimos sete anos e meio, atrás apenas do Hospital Municipal de Salvador (HMS), na Boca da Mata. 

"Este é um momento de muita emoção, pois, desde meados de março, estamos vivendo muitas dificuldades no enfrentamento diário a essa pandemia que vem assolando o mundo e atingindo nossa capital. No início de 2013, Salvador só possuía a UPA de Periperi, que funcionava precariamente. Hoje está recebendo a 10ª unidade, após trabalho intenso de construção de UPAs. A cidade tinha apenas 21 leitos e, agora, chega a 240 leitos nas unidades de pronto atendimento. Isso tudo para assegurar a vida das pessoas. É um legado que deixaremos para o futuro, independente da pandemia”, declarou, ressaltando que a nova unidade vai ajudar a 'desafogar' a UPA San Martin.

A unidade de saúde terá a atuação de 191 profissionais e a expectativa é de que sejam atendidas mais de 10 mil pessoas por mês. Os serviços oferecidos são nas áreas de medicina clínica, pediátrica, ortopédica, enfermagem, odontologia, serviço social, farmácia e apoio diagnóstico. Além disso, em uma iniciativa pioneira na capital baiana, a UPA Santo Antônio também terá atendimento domiciliar, com duas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emad). A iniciativa vai oferecer aos pacientes com casos leves atendimento e acompanhamento médico em casa, com o objetivo de evitar hospitalizações e diminuir o risco de infecções.

Já o serviço psiquiátrico, também inédito nas UPAs, permitirá o atendimento de casos como surto psicótico, por exemplo. Posteriormente, os pacientes serão encaminhados para um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), caso seja necessário.



Crédito da Foto: reprodução/Facebook Prefeitura de Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->