Plano de retomada do comércio foi iniciado nesta quinta-feira, 18, hoje em Sergipe - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

19 de junho de 2020

Plano de retomada do comércio foi iniciado nesta quinta-feira, 18, hoje em Sergipe




Ontem, 18, iniciou a fase zero, e na próxima semana será a fase 1, com a abertura gradual de demais setores.



Autorizado pelo Decreto de número 40.615, o plano de retomada com a flexibilização parcial de reabertura do comércio de Sergipe foi iniciado nesta quinta-feira, 18, com a permissão de funcionamento de novos setores da economia, além dos que atualmente já estão autorizados a funcionar.

A partir de ontem, 18, já estão autorizadas as reaberturas de concessionárias de veículos, imobiliárias e similares, comércio de eletrodomésticos, eletrônicos e elétricos, comunicação, informática, equipamentos de áudio e vídeo, comércio de móveis e colchões, e escritórios de engenharia e arquitetura.

Na capital esses estabelecimentos só poderão funcionar das 9h às 16h. Conforme afirmou o próprio governador do Estado de Sergipe, o horário reduzido serve para evitar aglomeração de pessoas no transporte público.

A 1a fase do plano de retomada da economia inicia na próxima terça-feira, 23. Com a retomada dos demais escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral, como publicidade, agências de viagens e etc. Clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços especializados de podologia. Além do comércio, outros setores, operadores turísticos, atividades de treinamento de desporto profissional, salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal, templos e atividades religiosas, com somente 30% da capacidade. Essa fase é a da bandeira laranja, depois dela há ainda mais duas fases, a amarela e a verde, com mais setores que deverão se abertos a depender de taxas como ocupação de leitos.

Para avançar para essa primeira fase, o governo determina ser necessário alcançar os parâmetros de saúde e a ocupação de 70% dos leitos de UTI, mas isso não inclui o território da Grande Aracaju. Passados 14 dias, poderá ser iniciada a segunda fase retomada, quando a taxa de UTI precisa ser menor ou igual a 60%. Depois de mais 14 dias, para chegar na terceira fase do plano, a taxa de ocupação de UTI deverá ser menor ou igual a 50%.

Atualmente Sergipe conta com 16.807 casos confirmados de coronavírus no total. Sendo 383 mortes. Não há recuo no número de casos da doença em Sergipe, somente cresce com o passar dos dias. Até o momento, 6.213 pessoas se curaram. Já foram realizados 36.168 exames, e 19.316 foram negativados. Estão internados 474 pacientes, sendo 180 em leitos de UTI, 96 na rede pública e 84 na rede privada. E 294 leitos clínicos. Outros 18 óbitos seguem em investigação.



Foto ::: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->