Homem morre em confronto com a polícia durante operação realizada no Engenho Velho da Federação em Salvador - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

16 de julho de 2020

Homem morre em confronto com a polícia durante operação realizada no Engenho Velho da Federação em Salvador



SSP-BA disse que ele chegou a ser socorrido para Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos. Outro suspeito foi preso.



Um homem suspeito de tráfico de drogas morreu após ser baleado durante confronto com policiais que ocupavam o bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador, na noite de quarta-feira (15). A informação é da Secretária de Segurança Pública (SSP-BA). Um outro suspeito acabou preso.

O confronto ocorreu na localidade conhecida como Lajinha. Segundo a SSP-BA, militares da Companhia de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) faziam rondas pelas Ruas São Romão e da Caveira, quando viram homens armados. Houve cerco no local e, durante o confronto, um homem acabou ferido.

A SSP-BA disse que o homem chegou a ser socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos. O corpo dele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Já o outro suspeito tentou se esconder dentro de uma casa durante o confronto, mas acabou preso. Ele ainda jogou porções de drogas na varanda de outro imóvel, mas os policiais perceberem a situação.

Com a dupla, ainda de acordo com a SSP-BA, foram apreendidos um revólver calibre 38, munições, R$ 1 mil em espécie, 12 porções de cocaína e uma de maconha. O caso foi registrado na Central de Flagrantes.

A situação ocorreu durante a ocupação da polícia no bairro, que começou por volta das 7h de quarta-feira (15), dois dias após uma troca de tiros entre grupos ligados ao tráfico de drogas e um jovem ser achado morto, no local. Há duas semanas, o bairro foi alvo de outra operação da polícia também por causa de confrontos e mortes.

"Operação contra violência"

PM faz operação no bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador, na manhã desta quarta-feira (15). — Foto: Alberto Maraux / SSP-BA


Na quarta, os policiais atuaram nas localidades da Baixa da Égua e do Forno. Homens do Batalhão de Choque, Grupamento Aéreo (Graer) e Esquadrão Águia estiveram na ação.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a atenção nessa localidade é importante porque há situações recorrentes de confrontos, denúncias de tráfico de drogas e disputas por pontos de venda de entorpecentes. Um suspeito de homicídio já foi preso na operação. [Saiba sobre a prisão no final da matéria]

No dia 1º de Julho, Engenho Velho da Federação, Nordeste de Amaralina e Sussuarana tiveram o policiamento reforçado, após ações violentas de criminosos, algumas com mortes. A polícia ficou no local por vários dias.

Apesar disso, a violência voltou a ser registrada na segunda-feira (13). Moradores gravaram em vídeo um tiroteio na localidade conhecida como Forno, durante um confronto entre grupos rivais ligados ao tráfico de drogas.

No mesmo dia, um jovem de 20 anos foi achado morto no local. Não há informações se ele participava do tiroteio. Como resposta a situação, a polícia voltou ao local com a operação.
PM fez operação no bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador, na manhã desta quarta-feira (15). — Foto: Alberto Maraux / SSP-BA



O coronel geral da Polícia Militar, Anselmo Brandão, esteve no bairro no início da operação desta quarta. Ele disse, em entrevista a TV Bahia, que o objetivo da atuação policial é restabelecer a paz na comunidade e avisar que a polícia está presente.

"A nossa posição, como sempre temos feito aqui na capital, é acompanhar essas lideranças criminosas. Infelizmente, é um território que a própria topografia dificulta a ação da polícia, mas é uma área que conheço. Estamos a procura dessas lideranças que estão cometendo esses desatinos. A nossa permanência aqui é para dizer a comunidade que vamos permanecer nessa região. A minha presença é simbólica. Uma mensagem do governado do estado, do secretário de segurança, para que a gente mantenha e restabeleça essa nossa tranquilidade", disse.

Um homem suspeito de ter ligação com o tráfico de drogas e de homicídios foi preso na operação.

Segundo a secretaria, equipes das policias Civil e Militar faziam rondas na localidade do Beco da Rabada quando viram um grupo suspeito. O agentes conseguiram prender o homem neste momento.

Com ele, ainda de acordo com a SSP-BA, foram apreendidos 3 kg de maconha, porção de cocaína, uma balança, uma faca e 276 reais em espécie.



Foto: SSP-BA / Divulgação/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->