Prefeitura adquire teste rápido a partir de coleta nasal para diagnóstico antecipado da COVID 19 em Juazeiro - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

16 de julho de 2020

Prefeitura adquire teste rápido a partir de coleta nasal para diagnóstico antecipado da COVID 19 em Juazeiro




A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria da Saúde tem investido em ações e também na compra de equipamentos e insumos para detecção, tratamento e acompanhamento de pacientes suspeitos/confirmados com a COVID 19 na cidade.

A nova aquisição do município se trata do teste conhecido como RT-PCR rápido. Este teste pode ser realizado em pessoas que apresentaram sintomas a partir do segundo dia, diferente do teste rápido com amostra sanguínea que precisa esperar 10 dias para realização do exame.

O teste rápido swab faz a coleta do material para amostra através do nariz e o resultado é obtido entre 15 e 30 minutos. Em uma primeira compra realizada pelo município foram adquiridas mil unidades do teste e o Prefeito Paulo Bomfim autorizou a compra de mais 10 mil unidades.

Para o gestor municipal quanto antes testar os pacientes que apresentam sintomas, mais rápido e eficaz será o isolamento. “Através deste teste será possível identificar e isolar o paciente que tiver resultado positivo para a doença. Este é um teste que consegue detectar a presença do vírus no organismo a partir do segundo dia de sintoma, então sendo positivo é mais procedente e ágil o isolamento do mesmo. A partir desta medida esperamos diminuir a transmissibilidade e contágio de outras pessoas na cidade”, explicou. 

Os testes RT-PCR Rápido serão direcionados para os pontos de coleta da COVID 19 instalados no município e também para as Unidades Básicas de Saúde. Para a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, o objetivo é testar se possível, no ato da notificação. “Não estamos medindo esforços para buscar alternativas de testagens para assim fazermos em nossa população com o menor período de sintomas. Com certeza este teste rápido a partir da coleta de amostra via nasal irá nos auxiliar na hora de detectar pacientes com a COVID 19 sem precisar esperar tanto para fazer o exame”, explicou.

Fabíola ainda ressalta: “vamos continuar com o teste rápido pela amostra sanguínea, uma vez que há pacientes sintomáticos notificados e vamos usar este swab para as novas notificações. Através deste é possível realizar o exame no paciente ainda durante a notificação, uma vez que a partir do segundo dia de sintoma já é possível diagnosticar a doença.

A SESAU reforça que, para uma precisão nos resultados, os pacientes que sentirem febre acima de 37,6º C, tosse, coriza ou qualquer outro sintoma gripal é coerente que o mesmo busque a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência e informe aos profissionais sobre os sintomas e quando começou. Todos os testes realizados pelo município precisam da notificação feita pela Equipe de Saúde da Família do bairro, uma vez que esta é responsável também pelo acompanhamento e alta clínica de pacientes com a COVID 19 em Juazeiro. 



Texto e foto :::: Ascom / Débora Sousa/SESAU-PMJuazeiro/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->