SANTO ANTº DE JESUS Após reorganização, Feira Livre é reaberta. Comércio abre na segunda-feira, 27, diz prefeitura - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

25 de julho de 2020

SANTO ANTº DE JESUS Após reorganização, Feira Livre é reaberta. Comércio abre na segunda-feira, 27, diz prefeitura




Uma das feiras mais famosas do interior da Bahia, a Feira Livre de Santo Antônio de Jesus foi reaberta neste sábado (25) após um período de 09 dias para reorganização, capacitação dos feirantes, dentre outras melhorias. 

Uma das principais mudanças foi a instalação de 100 barracas galvanizadas com distanciamento de 2 metros e a remoção de barracas antigas de madeira. As barracas viabilizadas junto a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR)/ Governo do Estado são parte do Projeto Feira Segura promovido pelo Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia e Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (FAEB/SENAR) em parceria com a Prefeitura Municipal, através do qual, 100 feirantes receberam treinamento sobre boas práticas no manuseio de alimentos para evitar o contágio pelo novo coronavírus. 

- “Foi um curso muito bom. A gente aprendeu muitas coisas sobre como lavar o alimento, embalar pra vender, pra não correr risco nem de a gente ter contato com coronavírus e também pra proteger os nossos clientes. Só tenho a agradecer.” – Afirmou, Silvia que comercializa verduras em frente ao Sindicato dos Comerciários. 

A Prefeitura também distribuiu 500 (quinhentos) kits de proteção para os feirantes com: protetor facial (face shield), máscara, avental e touca. A Feira também recebeu outras melhorias estruturais como: reparos na pavimentação em diversos trechos, instalação de novas placas de sinalização, desinfecção de galpões, ruas e passeios com solução de hipoclorito de sódio (NaCIO), pintura do galpão de farinha (já iniciada).
Reabertura do comércio

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus inicia na próxima segunda-feira (27) a 1ª fase do Plano de Reabertura das Atividades Comerciais. A retomada acontece após a confirmação dos indicadores previstos no plano apresentado na última segunda (20): taxa de crescimento de casos abaixo de 5%, taxa de ocupação e giroleito dentro do limite prudencial; taxa de ocupação de leitos de UTI no estado da Bahia abaixo de 75%. 

Nesta primeira etapa, as atividades permitidas terão horários diferenciados: 

I. Shoppings, centros comerciais, galerias e semelhantes; comércio de rua – segunda a sexta, das 13h às 18h; 

II. Estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços – segunda a sexta, das 13h às 18h; 

III. Templos Religiosos e Igrejas – quintas e domingos até às 19h 

(Igreja Adventista do Sétimo Dia - quartas e sábados até às 19h) 

IV. Barbearias, Salões de Beleza e Similares – segunda a sábado, das 8h às 18h; 

V. Lanchonetes e Restaurantes – diariamente das 11h às 19h 

VI. Bancos – segunda a sexta, das 8h às 12h; 

VII. Lotéricas e Correspondentes Bancários – segunda a sábado, das 8h às 12h 

VIII. Serviços de Fisioterapia – segunda a sexta, das 8h às 12h 

IX. Estacionamentos e Lava-Jatos: segunda à sábado, das 5h às 18h 

Além de todas as normas de segurança recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e listadas em decreto, os estabelecimentos deverão também respeitar normas específicas de distanciamento e afixar em locais de acesso, cartazes com a respectiva capacidade total de atendimento presencial: 

I - 01 pessoa a cada 9m2 (nove metros quadrados) nas áreas comuns e 01 pessoa a cada 5m2 (cinco metros quadrados) no interior das lojas, aferindo a temperatura dos clientes com termômetro infravermelho; 

II - 01 pessoa a cada 9m2 (nove metros quadrados) no interior dos estabelecimentos. 

III - máximo de 50 pessoas e 40% da capacidade do salão, bem como distanciamento mínimo de 1,5 metros, em todas as direções, entre os participantes das reuniões; 

IV - 01 pessoa a cada 5m2 (cinco metros quadrados) no interior dos estabelecimentos, com atendimento por hora marcada, não sendo permitido o compartilhamento de utensílios e sendo obrigatória a esterilização dos instrumentos. 

V - 01 pessoa a cada 5m2 (cinco metros quadrados) no interior dos estabelecimentos, proibido o self-service, com no máximo 50% da capacidade com mesas intercaladas. 

VI e VII – 01 pessoa a cada 5m2 (nove metros quadrados) no interior dos estabelecimentos, aferindo a temperatura dos clientes com termômetro infravermelho e impedindo o acesso das pessoas com sintomas febris. 

VIII - 01 pessoa a cada 5m2 (cinco metros quadrados) no interior dos estabelecimentos, com atendimento por hora marcada, sendo vedado o compartilhamento de equipamentos e obrigatória a higienização entre os atendimentos e distribuição de borrifador (álcool 70%) e papel toalha. 

Os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços também ficam obrigados a fornecer máscaras a funcionários e colaboradores, bem como, somente permitir o acesso de clientes utilizando máscara. 

O uso do equipamento também passa a ser obrigatório para todas pessoas em circulação, incluindo pessoas em veículos, exceto para os casos onde o motorista for o único ocupante do mesmo. 

Ainda de acordo com o novo decreto, passa a ser obrigatório para os feirantes a utilização de máscara facial, face shield e avental. Além disso, a partir de 1º de agosto, a redução na frota do transporte coletivo municipal passa a ser de 25% 

O decreto que regulamenta a 1ª fase de reabertura das atividades comerciais em Santo Antônio de Jesus será publicado no Diário Oficial do Município e no site sajcontraocoronavirus.com.br/decretos ainda neste sábado (25).


Texto e fotos ::: Ascom / PMSAJesus / Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

Vagas emprego para todo o Brasil

-->