Prefeito ACM Neto de Salvador libera atividades esportivas em clubes e permite aumento da capacidade em templos religiosos - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

29 de agosto de 2020

Prefeito ACM Neto de Salvador libera atividades esportivas em clubes e permite aumento da capacidade em templos religiosos



Clubes poderão funcionar, mas apenas para atividades esportivas. Templos estão abertos desde julho, mas só funcionavam com 20% da capacidade, com mudança aumentará para 30%.


Os clubes sociais de Salvador poderão retomar as atividades, apenas para a prática de esportes, a partir de segunda-feira (31), informou o prefeito de Salvador, ACM Neto, durante coletiva de imprensa na manhã deste sábado (29). Na ocasião, o prefeito falou sobre a flexibilização de atividades, medidas adotadas para retorno de alguns servidores municipais, além dos dados da Covid-19 na capital baiana.

A reabertura dos clubes faz parte da terceira fase de retomada das atividades econômicas que foram impactadas por causa da pandemia do novo coronavírus. O prefeito já tinha anunciado, na última quarta-feira (26), que deveria apresentar os protocolos de retomada de novas atividades em Salvador.

A terceira fase não foi liberada completamente e o prefeito informou que ela será gradativa. Teatros, cinemas, parques de diversões e temáticos, casas de espetáculos, centro de convenções e eventos, que fazem parte dessa etapa, seguem fechados.

Sobre a flexibilização nos clubes, o prefeito destacou que só poderão ser realizadas atividades físicas. A prática de esportes só poderá ser individual ou em dupla, incluindo as atividades de alto rendimento. Além disso, as aulas coletivas terão o limite de 10 alunos, que devem respeitar o distanciamento. Os clubes poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h ás 22h; sábado, das 6h às 18h; e domingo, das 6h às 14h.

O prefeito destacou que as atividades que têm contato físico como dança e artes maciais, seguem proibidas. [Confira abaixo as regras de funcionamento dos espaços]

"Não estamos autorizando as atividades sociais, os clubes que têm piscina, o parquinho infantil, ou as pessoas que têm o habito de jogar sinuca, carteado, não poderão frequentar o espaço para isso. As atividades sociais estão vedadas. Vamos apenas autorizar apenas, as esportivas", destaca Neto.

Atividades esportivas em clubes, mas com restrições, anuncia prefeito ACM Neto, em Salvador 
Foto: Reprodução/Prefeitura de Salvador


O prefeito disse ainda que aulas devem ter duração máxima de 50 minutos e o uso da piscina será apenas para atividade física. A capacidade máxima simultânea de ocupação dos clubes será de 300 frequentadores ou 1 frequentadora cada 9m² de área, o que for menor

"A piscina está liberada para treinamento em natação. Não vamos permitir para tomar banho, sol, nada disso", explica.

Sobre os templos religiosos, Neto explicou que quando foi permitida a reabertura das igrejas, em julho deste ano, a capacidade máxima nos espaços era de 20%, com nova medida, a quantidade de pessoas que as igrejas poderão receber será maior.

"Estamos autorizando que a capacidade máxima chegue a 30%. Claro, sem qualquer alteração aos horários de funcionamento, as regras de higienização, aos protocolos e demais medidas", enfatiza do prefeito.

Durante a coletiva virtual, ACM Neto ainda fez um balanço dos dados da Covid-19 em Salvador. Informou que houve um recuo de 70% do número de casos na semana do último dia 16 a 22 de agosto, quando se compara à média móvel com a mesma medida nos 14 dias anteriores. Na mesma comparação, o recuo de óbitos chegou a 28%, informou o prefeito.

Já a taxa de ocupação de leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus caiu para 52% na sexta-feira (28).

"Se manteve estável [ocupação dos leitos], sempre abaixo de 60%. Percebam que 50% foi a menor taxa alcançada em 22 de agosto. A gente vem conseguindo manter a estabilidade", informa.

Servidores e estagiários

Resumo do protocolo de secretarias e órgãos da prefeitura de Salvador com retomada de algumas atividades durante a pandemia da Covid-19 — Foto: Reprodução/Prefeitura de Salvador


Ainda na coletiva deste sábado, o prefeito falou sobre a retomada de alguns setores da prefeitura que estavam suspensos. Repartições que fazem atendimento ao público, a exemplo das Prefeituras-Bairro e do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (SIMM), irão reabrir no dia 8 de setembro, após adequações para cumprimento dos protocolos exigidos.

Os estagiários vão retornar as atividades, mas o prefeito destacou que os funcionários que fazem parte do grupo de risco devem continuar em casa.

ACM Neto informou que os servidores passarão por uma preparação e por isso a medida não começa a valer na segunda-feira. Quando retornar às atividades, os servidores devem usar máscara todo o tempo, se manter distante em refeitórios e priorizar a circulação, no carros oficiais, com os vidros dos veículos abertos.

Em caso de aparecimento de sinais ou sintomas compatíveis com a Covid-19, o servidor deverá reportar ao chefe imediato e em caso de atendimento médico encaminhar o atestado para o e-mail: atestadodigitalgripe@salvador.ba.gov.br

A Secretaria Municipal de Educação(Smed) continuará em regime extraordinário de trabalho, das 8h às 14h, sem interrupção, enquanto não houver definição de retomada do ano letivo.



Foto: Reprodução/Prefeitura de Salvador / G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->