Estiagem atinge os municípios de Poço Verde e Tobias Barreto / SE - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

5 de setembro de 2020

Estiagem atinge os municípios de Poço Verde e Tobias Barreto / SE



Poço Verde está em situação de emergência, enquanto Tobias Barreto ainda não renovou seu decreto junto aos órgãos públicos.


Um levantamento realizado pelo Instituto Letras Ambientais, com base em informações divulgadas pela Defesa Civil Nacional, apontou que a estiagem atinge quase todos os municípios do Sertão sergipano, incluindo Poço Verde e Tobias Barreto. 

Os mapas de monitoramento contínuo da região, desenvolvido pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), mostram que a estiagem atinge quase todos os municípios do semiárido, onde o percentual de umidade do solo está abaixo de 10%. Nas microrregiões do Leste e do Agreste sergipano, a umidade do solo se mantém relativamente alta, com percentual acima de 25%.

Ainda assim, somente seis municípios do Sertão de Sergipe estão em declarado estado de emergência, por conta da seca, sendo eles: Frei Paulo, Monte Alegre, Poço Verde, Gararu, Pinhão e Nossa Senhora da Glória.

Outros sete municípios saíram dessa lista porque tiveram seus decretos vencidos e ainda não foram renovados junto aos órgãos públicos, sendo eles: orto da Folha, Poço Redondo, Carira, Tobias Barreto, Canindé de São Francisco, Nossa Senhora Aparecida e Ribeirópolis. 

Segundo o Monitor de Secas, apesar das chuvas terem ficado abaixo da normal climatológica na porção norte e acima da média no sul do estado, não houve mudanças na condição de seca fraca, de acordo com o que foi apontado pelos indicadores e, por isso, os impactos continuam a longo prazo.



Foto ::: Reprodução / Ilustrativa / Planalto_BA_-_Brazil_by_Diego_Baravelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->