Prefeitura deve anunciar reabertura das praias de Salvador nesta sexta; "cautela", diz prefeito ACM Neto - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

18 de setembro de 2020

Prefeitura deve anunciar reabertura das praias de Salvador nesta sexta; "cautela", diz prefeito ACM Neto



O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse na manhã desta quinta-feira (17/9) que haverá "novas flexibilzações" da terceira fase de reabertura da economia. As novidades serão anunciadas nesta sexta (18/9) e a expectativa é que haja a abertura parcial das praias. 



"Estamos analisando e volto a repetir: vamos começar a voltar com calma, cautela e prudência. Enquanto, as praias não forem abertas, os ambulantes seguirão recebendo o auxílio Salvador Por Todos, no valor de R$ 270. Além disso, muitos ambulantes foram incluídos em programas de entregas de cestas básicas. Então, a Prefeitura tem tido cuidado para com essas pessoas e faz esse auxílio ", ressaltou. 

A declaração foi dada durante entrega da nova sede do Prato Amigo. Localizado em Brotas, na Rua da Polemica, a unidade foi estruturada para atender de forma adequada as 320 entidades assistenciais cadastradas pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). 

Foram investidos R$ 1,7 milhão. O equipamento conta com um galpão com 580 metros quadrados, câmara fria para armazenar congelados com 20 metros quadrados, além de espaços setorizados e estruturados para recepção, triagem, higienização e armazenamento dos alimentos.

ELEIÇÃO 

O prefeito ACM Neto falou também sobre as recentes aglomerações vistas em comícios no interior da Bahia. Para Neto, é preciso haver normas que limitem a quantidade de público e uma fiscalização da Justiça Eleitoral. 

"As eleições são livres devem acontecer respeitando todos as liberdades, ficou também, consensuável, que terão limites. Eu acho que é essencial que os candidatos façam um pacto com a sociedade, especialmente aqueles majoritários ao cargo de prefeito, que se faça uma campanha sem aglomeração. Pelo entendimento do poder judiciário, não podemos vetar as atividades, mas acredito que você possa limitar a carreata e as convenções".

CINEMAS

Após seis meses de atividades suspensas, os cinemas de Salvador reabriram nesta quintar ao público, mediante o cumprimento dos protocolos de segurança para coibir a disseminação do coronavírus. "Eu estou confiante que não teremos problemas quanto a isso. Mas acredito que como temos feito na cidade à seis meses, vamos fiscalizar os protocolos e, quem tiver descumprido será passível de interdição. Acredito que cinemas e teatros têm que dar exemplo", disse o prefeito. 

ESCOLAS

Quanto às escolas, Neto, mais uma vez, foi incerto. "Se depender de mim, voltará em 2020. Não é uma decisão que cabe apenas à Prefeitura, tem que haver alinhamento com o Governo do Estado. Eu não sei se a educação infantil volta este ano. A educação sim. Já temos todos os protolocos. Na minha opinião, quando voltar, deve começar com os estudantes com maior maturidade, ou seja, os que possam cumprir os protocolos. 

LEITOS DE UTI

Assim como a Secretaria de Saúde da Bahia, Salvador vai desativar os leitos destinados aos pacientes com a Covid-19. "Nós também vamos começar a fazer a desmobilização de leitos de Utis. Inicialmente, em hospitais que tem leito de Uti pra Covid. Isso já começou no hospital municipal. Já estamos estudando como será a desmobilização de leitos nos hospitais de campanha, mas com muito cuidado. Nós precisamos ter uma folga. É natural isso acontecer quando há uma queda na taxa. É importante dizer e destacar que a doença ainda está aí e pode pegar qualquer um. Não adianta imaginar que a Covid foi embora. Agora, tendo a taxa de controle estabilizada já dá para tomar algumas medidas de flexibilização", pontuou o democrata.



Crédito da Foto: divulgação / Secom-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->