Exposição celebra 45 anos do Shopping da Bahia em Salvador - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

terça-feira, dezembro 08, 2020

Exposição celebra 45 anos do Shopping da Bahia em Salvador



Em mais de 300m², a Mostra 45 anos Shopping da Bahia traz dez espaços que relembram a história do segundo centro de compras do país. 



Uma história de sucesso, inovação, conteúdo, emoção, transformação e empreendedorismo. Esse é um pequeno resumo daquilo que os visitantes vão encontrar na Mostra 45 anos Shopping da Bahia que estreou no dia 05 de dezembro, com entrada gratuita, no 3º piso do Shopping da Bahia. 

A exposição conta a história do segundo shopping center inaugurado no país e que há 45 anos vem mudando a paisagem urbana e o varejo do estado. 

“Neste espaço, queremos emocionar as pessoas com um recorte daquilo que é mais valoroso para nós: a nossa relação íntima com a Bahia e o com os baianos. Nosso público vai reviver e se surpreender com o legado que construímos juntos”, comenta Wilton Oliveira, superintendente do Shopping da Bahia e que começou sua carreira profissional no empreendimento há 20 anos. 

Passeio pela história 

Logo na entrada, um painel chamado “45 anos em transformação” reune um mosaico de imagens das transformações que a fachada do shopping viveu desde a inauguração. Acima do painel, uma projeção mostrará as mudanças da logomarca do empreendimento, que, em 2015, assumiu nova identidade deixando de se chamar Iguatemi e passando adotar o nome Shopping da Bahia. 

O primeiro ambiente interno reúne “45 curiosidades”, com textos e objetos que fazem referência a fatos inusitados. Um deles revive a presença de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, na inauguração do shopping, em 1975. Dois dias depois, o craque jogaria contra o Bahia na Fonte Nova, num torneio amistoso. 

No espaço “Linha do Tempo”, o visitante vai acompanhar 45 fatos importantes ocorridos na história do 

empreendimento ao longo dos últimos 45 anos. Fundado em 05 de dezembro de 1975, o Shopping Iguatemi foi um projeto do empresário Newton Rique e do construtor Alfredo Mathias, que, anos antes, tinha sido um dos responsáveis pela inauguração do Shopping Iguatemi São Paulo, o primeiro do país. O nome veio da Rua Iguatemi, onde o empreendimento foi erguido em São Paulo, e que significa “rio caudaloso, ondulante”, em tupi. Anos depois, a Rua Iguatemi virou Avenida Faria Lima, centro financeiro-empresarial da mais importante cidade da América Latina. 

O paraibano Newton Rique escolheu o nome Iguatemi para o empreendimento em Salvador para conectar dois empreendimentos que inauguravam um novo modelo de compras, lazer e consumo no país. Nesta época, Iguatemi se tornou sinônimo de shopping center no país. 

“A indústria de shopping centers no Brasil deve muito ao pioneirismo e visão desse nordestino. Por isso, o orgulho de pertencer à Bahia é um valor inegociável deste empreendimento e ajuda a explicar o sucesso do shopping nessas mais de quatro décadas”, afirma Wilton 

Seguindo na exposição, o público será surpreendido com o famoso cheirinho do Iguatemi, que virou uma febre entre os clientes da época, que queriam engarrafar o cheirinho para usar nas suas casas. As campanhas publicitárias e os jingles icônicos também estarão presentes no espaço “Na cabeça dos baianos”, que celebra as premiações locais e nacionais conquistadas pelo empreendimento, que é o maior vencedor da história do Top of Mind, com 23 conquistas em 25 edições da premiação. 

No espaço Moda e Estilo, os fashionistas também vão poder reviver os principais eventos e ações de moda, que já foram considerados os maiores do país, como a Semana Iguatemi de Moda, idealizada em parceria com Paulo Borges, criador da São Paulo Fashion Week. Anos depois, Paulo estrelou uma campanha de Dia dos Pais, que estimulava a adoção. 

Orgulho da baianidade 




Os visitantes poderão ver fotos bem antigas do shopping, que vão mostrar fases marcantes e locais inesquecíveis dessa história, trazendo a todos memórias e lembranças incríveis. 

Também estarão expostas fotos dos clientes que foram enviadas pelas redes sociais e por e-mail em momentos vividos por eles dentro do shopping. 

Outro espaço que reforça a relação do empreendimento com a vida dos baianos é o Cinema, que reúne vídeos com depoimentos gravados por personalidades baianas de diversos segmentos. As pessoas vão descobrir a história de Ivete Sangalo, que, na juventude vendia quentinhas entre os lojistas do shopping para complementar a renda familiar e que, tempos depois, virou garota-propaganda do empreendimento. Também poderão ser vistos depoimentos pessoais e profissionais de empresários, jornalistas, lideranças religiosas, artistas, cantores e clientes que reforçam a relação de proximidade e parceria do empreendimento com a vida da cidade. 

Prova irrefutável dessa relação estará exibida no espaço “Relação com a Bahia”, onde serão vistas fotos e gravações de patrocínios feitos pelo shopping a manifestações artísticas, culturais e, principalmente, a presença da marca no Carnaval de Salvador. 

45 natais 

Outro destaque fica por conta do espaço “45 Natais”, que reunirá as principais inovações e promoções criadas pelo empreendimento para a principal data do varejo. 

Neste espaço, o cliente vai reviver o frisson causado pelo anúncio do sorteio de uma Ferrari, em 2012, que virou manchete nacional. E vai lembrar da primeira edição do Plantão 32 horas, criado em Salvador, que se espalhou em outros shoppings do país, mas que só é realizado ininterruptamente há 22 anos pelo Shopping da Bahia. As crianças também vão se emocionar com um revival da Noelândia, projeto inédito no país, concebido pela equipe do SDB, em 2017. 

SERVIÇO: 

O quê: Mostra 45 anos Shopping da Bahia 
Onde: 3º piso, ao lado da Renner. 
Quando: 05 de dezembro a 31 de janeiro, no horário de funcionamento do Shopping da Bahia 
Quanto: Gratuita



Fotos :::: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->