Prefeito Bruno Reis diz que 20% da população de Salvador já contraiu o coronavírus e prorroga decretos - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

segunda-feira, janeiro 25, 2021

Prefeito Bruno Reis diz que 20% da população de Salvador já contraiu o coronavírus e prorroga decretos




O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), divulgou, na manhã desta segunda-feira (25/1), os primeiros resultados do Inquérito Epidemiológico sobre a Covid-19. De acordo com o gestor municipal, o estudo encontrou 20% de prevalência para o vírus. 


"Ou seja, 20% da população de Salvador já contraiu o coronavírus. O distrito da Cidade Baixa tem um percentual de 29% de anticorpos IGG/IGM, assim como a Liberdade. Ou seja, quase 30% desses dois distritos já contraíram o coronavírus", ressaltou. 

O inquérito epidemiológico analisa se aspectos sociodemográficos, condições de saúde, práticas de prevenção e exposições de riscos estão associados à prevalência de infecção da Covid-19. De acordo com Bruno Reis, os resultados fornecidos nesta segunda-feira são a primeira de sete etapas.

"É um estudo preliminar, que tem sete etapas. Hoje, vamos apresentar a primeira. Selecionamos um total de 576 ruas, cerca de 2558 residências, 2970 testes realizados. Desse total, identificamos 604 pessoas com anticorpos IGG/IGM. A primeira etapa, que são os números que estamos apresentando aqui, terão quatro inquéritos. Após o quarto inquérito se terá um dado com maior precisão". 

DECRETOS

Na coletiva virtual com a imprensa, Bruno Reis ainda anunciou a prorrogação dos decretos 33.446 e 33.433, que estabelecem medidas para contenção do coronavírus na cidade. Desta vez, as restrições foram renovadas por um prazo menor, valendo até o dia 9 de fevereiro.

Com isso, os bares do Rio Vermelho e de Itapuã estão autorizados a funcionar de sexta a domingo, das 12h à meia-noite, com proibição de venda de bebidas para pessoas que estejam em pé e/ou em áreas externas, além da delimitação das áreas internas e externas.

A comercialização e o consumo de bebidas não são permitidos em espaços públicos desses bairros, às sextas, sábados e domingos, das 17h às 7h do dia seguinte. Além disso, cinemas, teatros e casas de espetáculo seguirão fechados até o dia 9 de fevereiro. A determinação proíbe, também, eventos sociais nos clubes, inclusive recreativos e esportivos, a exemplo de festas, apresentações artísticas, aniversários, formaturas e casamentos, além do funcionamento de bares e lanchonetes nesses locais. 

MEDIDAS RESTRITIVAS BAIRROS

A Prefeitura anunciou, também, mudanças nas suas ações de proteção à vida, como distribuição de máscaras; realização de testes rápidos, desinfecção de praças, ruas, etc. De acordo com o prefeito, as medidas especiais permanecem nos bairros de Itapuã, Brotas e Pituba.

Os bairros de São Marcos, Imbuí e Cabula deixarão de fazer parte da lista. Em contrapartida, novos três bairros passam integrar a lista: Federação, Sussuarana e Liberdade. "As medidas vão começar a valer a partir da próxima quarta-feira (27/1)", ressaltou o gestor.




Crédito da Foto: Valter Pontes/Secom/PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->