Retorno gradativo do turismo na BA aquece rede hoteleira; Porto Seguro tem 90% de ocupação e Salvador 60% - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

sábado, janeiro 30, 2021

Retorno gradativo do turismo na BA aquece rede hoteleira; Porto Seguro tem 90% de ocupação e Salvador 60%



Aos poucos, taxa de ocupação dos hotéis da Bahia volta a subir, após a pior crise da história no setor.



A rede hoteleira que há meses estava no prejuízo por causa da pandemia da Covid-19, começou o ano com bons resultados. Em Porto Seguro, por exemplo, foi registrada ocupação de 90% nos hotéis de neste mês de janeiro, e em Salvador, 60%.

Em março de 2020, no auge da pandemia, a taxa de ocupação dos hotéis na Bahia foi de 4%, a pior da história. Para 2021, o cenário é positivo conforme apontam os donos de hotéis e representantes do setor. Para eles, a retomada do turismo na Bahia está ocorrendo gradativamente e o setor, que é uma das principais fontes econômicas do estado, voltou a ficar aquecido.

"O que nos ajudou muito também foi o retonho da malha área, para que as pessoas pudessem se deslocar. Isso foi um fato muito positivo, tivemos algumas companhias que também iniciariam um processo gradativo de retomada", disse Lúcio do Carmo, dono de um hotel em Porto Seguro.

Na capital baiana, o verão também é de retomada. A média de ocupação dos hotéis em Salvador é de 60%. De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH), Luciano Lopes, Salvador costuma atrais pessoas interessadas em turismo de lazer.

"Salvador tem uma caraterística muito relacionada com o lazer, e nesse momento, o turismo de lazer está sendo muito demandado" explica.

Com a retomada gradativa, antigos postos de trabalho que tinham sido fechados, voltaram a funcionar. Por causa da pandemia, um hotel em Salvador suspendeu o contrato de 20 camareiras, que passaram a receber auxilio do Governo Federal. Todas as funcionárias retornaram aos empregos. Uma delas é a supervisora Anete Oliveira.

"'Estou feliz por poder retornar e estar de volta com meu emprego, porque muita gente nessa época agora perdeu o emprego", conta.



Foto ::: Mercado & Eventos / Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->