Asteroide que passará próximo à Terra pode ser observado neste domingo (21) - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

domingo, março 21, 2021

Asteroide que passará próximo à Terra pode ser observado neste domingo (21)

Com cerca de um quilômetro de diâmetro e por volta de 550 metros de largura, o asteroide passará muito perto da Terra. Asteroide que passará próximo à Terra pode ser observado neste domingo (21)

Agência Brasil | Pedro Peduzzi |

Com cerca de um quilômetro de diâmetro e por volta de 550 metros de largura, o asteroide 2001 FO32 passará, neste domingo (21), muito perto da Terra, segundo padrões astronômicos.

Formado nos primórdios do Sistema Solar e viajando a aproximadamente 124 mil quilômetros por hora (km/h), o asteroide não ameaça colidir com a Terra, apesar de ter sido classificado como “potencialmente perigoso” pela Nasa.

"Conhecemos a rota orbital do 2001 FO32 ao redor do Sol precisamente, já que ele foi descoberto há 20 anos e tem sido rastreado desde então”, afirmou o diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da agência aeroespacial norte-americana (Nasa), Paul Chodas. "Não há risco de colisão dele com nosso planeta nem agora, nem nos próximos séculos.”

A maior proximidade do asteroide com a Terra será por volta das 13h (horário de Brasília) deste 21 de março. De acordo com a Nasa, ele estará a uma distância de cerca de 2 milhões de km - o equivalente a pouco mais do que cinco vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Foto ::: Nasa/Divulgação