Baianos com Síndrome de Down ganham prioridade em vacinação contra Covid-19; confira calendário - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é
PrefSSA

segunda-feira, abril 12, 2021

Baianos com Síndrome de Down ganham prioridade em vacinação contra Covid-19; confira calendário



As pessoas que têm Síndrome de Down conseguiram o direito de serem integradas ao terceiro grupo prioritário em relação à vacina contra o coronavírus. A medida partiu da Defesoria Pública do Estado da Bahia (DPE) e foi aceita pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).


Estes baianos ganharam "mais prioridade", pois passam a fazer parte do grupo de pessoas com comorbidades, que intensificam os riscos em caso de contágio pela nova doença respiratória. Na classificação antiga, eles integravam apenas o quarto grupo de prioridades. A vacinação na Bahia avançou recentemente para o grupo dois, com a população entre 60 a 74 anos sendo imunizada atualmente.

Na solicitação de adequação, a Defensoria destacou que as pessoas com Síndrome de Down estavam mais suscetíveis ao desenvolvimento de sintomas graves e maiores taxas de hospitalização e mortalidade em casos de infecção. Foi esta constatação que levou as pessoas que vivem com esta alteração genética a serem incluídas no grupo prioritário das pessoas com comorbidades para Covid-19.

Procurada pela Associação Baiana de Síndrome de Down – Ser Down, a Defensoria apontou também à Sesab estudo recente, realizado por esforços de diversas organizações de saúde dos Estados Unidos, indicando a existência de deficiência intelectual como fator de elevada ameaça para se vir a apresentar diagnóstico da Covid-19.

‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.




Creditos da foto:divulgação/Defensoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

NE-Sem fome
-->