Secretário de Portugal visita Salvador e nova sede de Consulado-Geral é inaugurada; cônsul fala da procura por vistos - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

quarta-feira, maio 26, 2021

Secretário de Portugal visita Salvador e nova sede de Consulado-Geral é inaugurada; cônsul fala da procura por vistos



Eurico Brilhante Dias é Secretário de Estado da Internacionalização de Portugal e visitou a capital baiana nesta quarta (26), junto com embaixador do país no Brasil. Cônsul português, Jorge Fonseca, explica sobre funcionamento do consulado e busca por moradia no país europeu.


O Secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Eurico Brilhante Dias, visitou Salvador nesta quarta-feira (26) e entre encontros com políticos e empresários, ele inaugurou as novas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Salvador, localizado no bairro da Federação.

O cônsul de Portugal em Salvador, Jorge Fonseca, explica que o consulado funcionava em um edifício na Avenida Tancredo Neves e que a escolha de novas instalações é uma forma de melhorar o espaço e os atendimentos.

“O atendimento cresceu muito e eram necessárias instalações modernas. O consulado em Salvador não se ocupa apenas dos atendimentos ao público tem também a vertente econômica e cultural. O Consulado-Geral além de ajudar nos serviços, quer levar o consulado para fora de Salvador. O que eu quero dizer com isso? Que vamos fazer permanências consulares em cidades da Bahia, como Porto Seguro, e Sergipe”, detalha.

O Consulado-Geral de Portugal em Salvador atende os residentes de Bahia e Sergipe. Em caso de processamento de vistos, a unidade também tem competência para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Com relação aos vistos, o cônsul revela ter notado um aumento no número de brasileiros que buscam moradia em Portugal.

“Aumento muito grande no pedido de vistos de estudos. Esse aumento começou sensivelmente há cerca de quatro, cinco anos”, conta.

Para ele, a facilidade com a língua é um dos fatores que faz com que os brasileiros escolham Portugal para morar.

“Pela língua, por sermos países irmãos. Tudo isso fez crescer [a procura]. As pessoas estão vendo Portugal como uma segunda casa. Muitos empresários querem ir para Portugal abrir restaurantes e uma série de negócios e têm pedidos de entrada como empreendedores, algo que em Portugal valorizamos muito. Vai gerar empregos. Portugal também é uma porta aberta para União Europeia, abre a porta para 27 países que constituem a União Européia”, explica.

Jorge explica ainda que as condições de Portugal para pedido de nacionalidade é outro fator que aumentou a procura de brasileiros pelo país estrangeiro.

“Sobretudo com a nova lei portuguesa de nacionalidade, basta você ter um avô ou avó portuguesa que pode entrar com pedido de nacionalidade. Antigamente não era assim, só poderia pedir se fosse seu pai ou sua mãe. Essa possibilidade fez crescer o pedido de nacionalidade”, explica.

O cônsul também falou do cenário do pedido de vistos durante a pandemia da Covid-19.

“No período da pandemia o processo de pedido [de entrada] não operou, tivermos que parar a entrada, não só do Brasil, mas de outros países por causa do controle, mas os fluxos de pedidos continuaram altos. Todos os pedidos estavam pendentes. Em maio reabrimos para os pedidos [de entrada] para estudo”.

Mais detalhes do Consulado-Geral de Portugal em Salvador estão disponíveis no site do consulado.



 Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->