ALERTA 🚨 Prova de vida do INSS pelo WhatsApp é golpe🚨 - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

segunda-feira, julho 05, 2021

ALERTA 🚨 Prova de vida do INSS pelo WhatsApp é golpe🚨




Publicado por Mota Advogados Associados


Nos últimos meses, o INSS tem melhorado as formas de comunicação e o seu sistema Meu INSS conta com dezenas de serviços, porém, a prova de vida pelo WhatsApp é golpe. Acompanhe!

O aplicativo WhatsApp, o famoso “Zap”, virou sinônimo de mensagens de texto, ligações e outras formas de comunicação. Por ser tão utilizado, os bandidos aproveitam para aplicar golpes.

Na verdade, os golpes são muito parecidos, o que muda é o local em que são aplicados, além de aproveitarem de novas ferramentas disponibilizadas pelo governo.

Nesse caso, com a implementação da prova de vida digital, os bandidos inventaram uma nova forma de aplicar os golpes. Veja a seguir!

Prova de vida pelo WhatsApp

É falso que o INSS está fazendo prova de vida pelo WhatsApp. Apesar de ser digital, essa comprovação ocorre apenas pelo aplicativo do governo.

No entanto, foi identificado um novo golpe que está sendo aplicado em aposentados e pensionistas do INSS.

Com assim? Os criminosos entram em contato pelo WhatsApp informando que, em razão da pandemia, vão ajudar você a fazer a prova de vida pelo próprio aplicativo de mensagens.

Porém, a única finalidade dos golpistas é conseguir seus dados e documentos pessoais.
Como funciona o golpe da prova de vida pelo WhatsApp?

Há pouco tempo, os dados pessoais de milhões de brasileiros foram vazados de grandes empresas, além de redes sociais.

Com esses dados, além de outras informações que os golpistas tiveram acesso de forma criminosa, eles entram em contato com possíveis vítimas.

Assim, os bandidos informam que o procedimento será feito pelo WhatsApp por conta da pandemia e das medidas de isolamento social. Neste momento, pedem fotos do rosto, fotos de documentos e outras informações.

O que podem fazer com essas informações?

Com todos esses documentos, os golpistas podem fazer diversas fraudes, como abrir conta em bancos, abrir empresas, além de solicitar cartão de crédito e empréstimos.

Então, é preciso ter bastante cuidado com as informações que você envia para qualquer pessoa.

Além disso, agora você sabe que a prova de vida pelo WhatsApp não existe, é apenas mais um golpe de malfeitores.

Como evitar a fraude da prova de vida pelo WhatsApp?

Em qualquer contato que você tenha recebido, seja informando sobre a prova de vida ou qualquer outra informação do INSS, tenha cuidado! O INSS jamais entra em contato com você para pedir informações, senhas, códigos ou qualquer outro dado pessoal.

No caso de fraude da prova de vida pelo WhatsApp, se você receber algum contato, desligue a ligação, não responda às mensagens e bloqueie o contato imediatamente.

Isso porque a única forma de fazer a prova de vida digital é pelo aplicativo Meu INSS, nem mesmo pelo site ainda não é possível.

O que fazer após sofrer esse golpe?

Nesse caso, você deve registrar um boletim de ocorrência na polícia civil. Em alguns Estados, é possível fazer pela internet. Mas você também pode ir à delegacia mais próxima.

Inclusive, você também deve solicitar ao INSS o bloqueio de empréstimos e cartões consignados.

Além disso, com o boletim de ocorrência registrado, você pode entrar em contato com o SPC, o Serasa e a Boa Vista SCPC para informar sobre a fraude realizada contra você.

Assim, esses sistemas de proteção ao crédito irão notificar empresas e bancos que consultarem o seu CPF.

Por fim, você pode se cadastrar no Registrato, do Banco Central, para consultar um relatório com todos os créditos que houver no seu CPF.

Como fazer a prova de vida digital do INSS?

A prova de vida do INSS é o recadastramento anual obrigatório para aposentados e pensionistas; agora, é possível fazer por meio digital.

O INSS já planejava lançar a prova de vida digital, porém, a pandemia fez o governo acelerar o lançamento desse projeto, que iniciou em 20/8/2020.

Porém, só é possível fazer a prova de vida digital se você tiver feito o recadastramento do título de eleitor ou, ainda, se tiver a nova carteira de habilitação.

Nesse caso, o INSS pode enviar uma notificação para você pelo aplicativo Meu INSS, no e-mail ou ligando do número 135. É isso mesmo, a ligação é recebida pelo número 135.

Mais uma vez, recomendo que tome cuidado com as informações que receber, porque o INSS não liga perguntando nenhuma informação pessoal e nem envia link para você acessar, apenas informa que a prova de vida está disponível.

Veja abaixo alguns exemplos de mensagens oficiais enviadas pelo INSS:

Por SMS


Agora você pode fazer a sua prova de vida pelo celular, no aplicativo meugov.br. Para mais informações, ligue 135 ou acesse o Meu INSS, pelo app ou site do INSS.

Por e-mail


Chegou a hora de fazer a sua prova de vida!

Todos os aposentados e pensionistas do INSS precisam fazer a prova de vida todos os anos. Com isso, o INSS fica sabendo que você está vivo e continua depositando seu benefício normalmente.

Este ano você poderá fazer a prova de vida pelo seu celular. Assim você fica em casa e se protege do coronavírus. Basta entrar na loja de aplicativos do seu celular e baixar os app Meu INSS e Gov.br.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, ligue 135 ou acesse o Meu INSS (aplicativo ou site gov.br/meuinss) e fale com a Helô.

Concluindo


O INSS não está fazendo prova de vida pelo WhatsApp (ou Zap). Apesar de ser digital, essa comprovação ocorre apenas pelo aplicativo Meu INSS.

Porém, os bandidos estão aplicando um novo golpe em aposentados e pensionistas do INSS, pedindo dados e documentos por mensagem no WhatsApp.

No entanto, o INSS jamais entra em contato com você para pedir informações, senhas, códigos ou qualquer outro dado pessoal.

No caso de fraude da prova de vida pelo WhatsApp, caso receba algum contato, desligue a ligação, não responda às mensagens e bloqueie o contato imediatamente.



Imagem / Reprodução / Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->