📌 Mais de 1.200 pessoas tomaram vacinas vencidas em Salvador e outras 54 cidades baianas; saiba como proceder. Veja lista das cidades 📌 - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

sexta-feira, julho 02, 2021

📌 Mais de 1.200 pessoas tomaram vacinas vencidas em Salvador e outras 54 cidades baianas; saiba como proceder. Veja lista das cidades 📌




Fique atento caso você tenha tomado a vacina da Astrazêneca/Oxford pouco depois dos dias 29 de março e 4 de junho, porque cerca de 26 mil imunizantes vencidos foram aplicados no Brasil. Desses, 1.235 foram na Bahia, segundo levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo - com dados de registros oficiais do Ministério da Saúde - e divulgado nesta sexta-feira (2/7).

VEJA ABAIXO AS CIDADES BAIANAS QUE APLICARAM VACINA VENCIDA

Ao todo, 55 cidades baianas aplicaram doses expiradas, sendo Salvador* a com mais casos (824). Depois da capital, os municípios que mais aplicaram imunizantes fora da validade no estado foram Itabuna (78), Vitória da Conquista (76), Barreiras (24), Candeias (19) e Camaçari (15). As outras tiveram menos de dez aplicações, incluindo Feira de Santana (7).

Até o dia 19 de junho, os imunizantes vencidos haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros, incluindo a capital baiana e outras cidades no interior do estado. Salvador é a quinta cidade do país com mais aplicações de doses fora da validade.

Quem mais aplicou vacinas da Astrazeneca vencidas foi Maringá, no Paraná, com 3.536 imunizantes (primeira dose em todos os casos). Depois aparecem Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador, com 824. As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses.

Para saber se recebeu uma vacina vencida, confira a sua carteira de vacinação se você recebeu dose da AstraZeneca de um dos seguintes oito lotes (tabela abaixo). Caso tenha recebido, procure uma unidade de saúde para acompanhamento.

RECOMENDAÇÕES

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose passada da validade. Ou seja, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.

O plano também define que cada pessoa vacinada seja identificada com o lote da imunização recebida, o produtor da vacina e a dose aplicada, justamente para acompanhamento do Ministério da Saúde e eventual identificação de erros vacinais.

VEJA ABAIXO AS CIDADES BAIANAS QUE APLICARAM VACINA VENCIDA.

O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade (veja gráfico) deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.

Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.

O plano define, também, que cada indivíduo vacinado seja identificado com o lote da imunização recebida, o produtor da vacina e a dose aplicada. Isso é feito justamente para acompanhamento do Ministério da Saúde e eventual identificação de erros vacinais.

SMS DIZ QUE NÃO APLICOU VACINAS VENCIDAS

Após a repercussão do levantamento feito pela Folha, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disse que "não há ocorrência de aplicação de doses vencidas em Salvador". A pasta informou que a cidade recebeu dois dos lotes mencionados na reportagem (Lote CTMAV506 e Lote 4120Z005) e que todas as doses foram administradas antes da data de vencimento dos imunizantes.

"Vale destacar que coordenação de imunização da SMS identificou episódios de equívocos relacionados ao lançamento de dados no sistema informatizado da estratégia, ou seja, a aplicação das doses foi realizado dentro do período determinado pelo fabricante do imunobiológico e APENAS O REGISTRO no sistema do banco de dados do Ministério da Saúde foi efetuado em data posterior à aplicação da vacina", diz o comunicado da SMS.

A pasta disse, ainda, que "tem utilizado todas as ferramentas para minimizar possíveis falhas no processo de imunização contra Covid-19 na cidade e continuar sendo a capital do país mais eficiente na operacionalização da estratégia".

EM TEMPO: VACINADOS NA BAHIA

Nesta sexta-feira (2/7), a Bahia chegou à marca de 5 milhões de pessoas vacinadas com primeira dose e dose única contra a Covid 19. Com os 5.009.928 de imunizados, o que representa 45% da população com 18 anos ou mais a ser imunizada, estimada em 11. 035. 540, a Bahia é um dos estados do país com o maior número de vacinados.








‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


 Tabela: reprodução/Folha de S. Paulo / Foto :::: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->