Movimento ‘Vai Ter Gorda’ realiza ato em prol do Setembro Amarelo em Salvador: 'A gente precisa ter amor às pessoas' - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

domingo, setembro 12, 2021

Movimento ‘Vai Ter Gorda’ realiza ato em prol do Setembro Amarelo em Salvador: 'A gente precisa ter amor às pessoas'



Coletivo de mulheres se reuniu no Farol da Barra neste domingo (12) para protestar contra a gordofobia e reforçar afirmações contra discursos de ódio, que podem provocar depressão e suicídio.


O Movimento “Vai Ter Gorda”, um coletivo de mulheres que atua pela causa das mulheres gordas no Brasil, realizou um ato na manhã deste domingo (12) no Farol da Barra, em Salvador, em campanha pelo Setembro Amarelo.

A manifestação não chegou a interferir no trânsito na região e serviu, de acordo com o grupo, para dar voz às mulheres gordas e chamar a atenção das pessoas contra a exclusão social e pedir políticas públicas a favor das mulheres gordas.

“Estamos para protestar contra a gordofobia e a exclusão social que vem assolando nosso país e exigir do poder público um olhar, uma atenção em respeito à diversidade. Dizer não a tudo que vem oprimindo o povo brasileiro. Estamos aqui para mostrar à sociedade que exigimos respeito, políticas publicas inclusivas, mais ações afirmativas e o empoderamento da mulher gorda”, disse Adriana Santos, coordenadora nacional do Movimento.

De acordo com ela, a manifestação também serviu para despertar a atenção para o Setembro Amarelo – um conjunto de ações em combate à depressão e suicídio, que ocorrem neste mês. Adriana destacou que discursos de ódio contra as mulheres gordas são um fator que potencializam esses males.

“Hoje também estamos celebrando o Setembro Amarelo, mês de ações voltadas contra a depressão, o suicídio, que são outros fatores consequências dos atos de ódio, discursos gordofóbicos. A gente precisa ter sensibilidade e humanização e amor às pessoas. Cada vida significa muito para cada um de nós”, declarou.

Na sexta-feira (10), Dia da Pessoa Gorda, o movimento havia se reunido também no Farol da Barra, para celebrar a data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->