Cemitérios terão horário especial e protocolos de segurança em Salvador; veja programação - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

domingo, outubro 31, 2021

Cemitérios terão horário especial e protocolos de segurança em Salvador; veja programação



Os cemitérios municipais de Salvador irão funcionar de maneira especial no Dia de Finados. As visitas poderão ser feitas das 8h às 16h e o agendamento não será necessário. Mas haverá atenção redobrada para evitar aglomerações e garantir o cumprimento dos protocolos de prevenção contra a Covid-19.


A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) iniciou, na última segunda-feira, 25, uma operação especial a fim de assegurar a manutenção da limpeza nos cemitérios municipais e garantir a conservação desses espaços. “A limpeza dos cemitérios municipais é feita rotineiramente pela Limpurb. Fazemos toda a parte de roçagem, capinagem e retirada de produção”, explica o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, sobre a rotina de higienização dos cemitérios, que foi intensificada neste mês para atender a demanda do Dia de Finados.

Programação

No Cemitério Campo Santo, localizado no bairro da Federação, na data, às 9h, uma missa solene será realizada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho, e pelo padre Lázaro Muniz, capelão do cemitério.

A celebração será transmitida de forma online nas redes sociais da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), nas plataformas YouTube (/santacasadabahia) e Instagram (@santacasadabahia), e contará com a presença do provedor da SCMBA, José Antônio Rodrigues Alves, e membros da Irmandade da SCMBA

Além disso, outras quatros missas serão realizadas e às 10h30 haverá uma oração inter-religiosa com a participação de líderes de diversas religiões: candomblé, umbanda, islamismo, Hare Krishna, católicos e evangélicos. A expectativa para este ano é que o número de visitantes supere o de 2020.

No presencial, segundo o gerente do Cemitério Campo Santo, Roberto Guimarães, 46, as missas terão limitação de pessoas. “As ações de prevenção contra a Covid serão mantidas. Teremos uma limitação de 100 pessoas por missa, assentos demarcados para manter o distanciamento social e dispensadores de álcool em gel. O uso de máscara é obrigatório”, diz.

As expectativas é que a visitação deste ano supere a de 2020. No ano passado, cerca de 1300 pessoas fizeram visitas. Neste, o número tende a ser bem maior. Pelo menos é o que espera Roberto. “ A gente espera entre 4 a 5 mil pessoas, com maior concentração na parte da manhã. Isso por conta do avanço da vacinação”, explica o gerente do Cemitério Campo Santo.

O Cemitério Parque Jardim da Saudade, em Brotas, também fará missas que poderão ser assistidas de maneira virtual. A transmissão será pelo site www.jardimdasaudadebahia.com.br. A programação também conta com apresentações musicais do Quarteto de Cordas Caribe, André Caldeira e Banda Estação do Tempo, tendo como mestre de cerimônia a jornalista Camila Marinho e produção de Caio Sampaio.

O Jardim da Saudade espera receber um público de 5 mil pessoas durante todo o Dia de Finados, 40% a mais do que no ano passado, segundo a gerente do cemitério, Bárbara Bembem. “Com o avanço da vacina e a queda nos índices de contaminação e mortes, acreditamos que teremos mais visitantes este ano. Mas alertamos para a importância de manter as medidas de prevenção ao novo coronavírus, como evitar aglomeração e usar máscara”, declara.

Missas

Em memória aos finados, muitas celebrações serão realizadas nas paróquias de Salvador. Na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador (Terreiro de Jesus), haverá missa às 9h. Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Stella Maris), a missa será às 7h e às 9h.

Na Paróquia Divino Espírito Santo (Vale dos Lagos), a missa ocorrerá às 7h30, já na Paróquia Santa Cruz (Engenho Velho da Federação), às 19h. Na Paróquia São Daniel Comboni (Sussuarana), a missa será às 7h30. Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Valéria), a missa será às 7h.

No site https://arquidiocesesalvador.org.br/ é possível encontrar a programação completa das missas que ocorrerão em Salvador.


Fotos :::: Reprodução/Ilustrativas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->