Cofic e Inema realizam Seminário de Sustentabilidade e Gestão Ambiental - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

quinta-feira, outubro 21, 2021

Cofic e Inema realizam Seminário de Sustentabilidade e Gestão Ambiental




O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizam, nos dias 21 e 22 de outubro, o Seminário de Sustentabilidade e Gestão Ambiental. “O objetivo é apresentar, discutir e difundir conhecimentos técnicos na busca da sustentabilidade e gestão ambiental, fomentando a troca de experiências entre os profissionais do setor produtivo e do setor público”, informa Aurinézio Calheira, superintendente de SSMA do Cofic. 


O evento acontecerá virtualmente, tendo como público alvo os profissionais de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA), gestores de empresas/indústrias, além de membros de entidades e de órgãos do governo envolvidos com as questões ambientais.

O presidente do Cofic, Carlos Alfano Neto, diretor Industrial da Braskem na Bahia, fará a abertura no dia 21 de outubro, às 8h. Em seguida, haverá explanações e debates, tendo como foco a Segurança Hídrica, com palestras da diretora geral do Inema, Márcia Telles (Iniciativas inovadoras desenvolvidos pelo órgão ambiental), do diretor-presidente da Cetrel, João Lins (Destaques da gestão do Polo em busca a excelência de SSMA) e do superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Flávio Hadler (Segurança hídrica e o planejamento de recursos hídricos no país). Logo após, as mesas redondas contarão com a participação de Tiago Hiroshi (Embasa), Fernando Rajendra Genz (especialista), Marcello Abreu (SIHS), João Farah (Cetrel) e Eduardo Topazio (Inema).

No segundo dia, 22 de outubro, o debate será sobre a Indústria 4.0 e o gerenciamento de áreas contaminadas. A primeira palestra terá como foco as “Iniciativas das empresas no âmbito do ESG”, com Rosana Avolio (Braskem). Logo após, o tema “Indústria 4.0 e Meio Ambiente” será abordado por José Luis Gonçalves de Almeida (Senai/Cimatec) e Antonio Leopoldo Castro (Inema) e o tema “Economia Circular” por Sergio Monforte (CNI) e Tiago Porto (Sema). 

O “Gerenciamento de áreas contaminadas” será apresentado em duas perspectivas: a experiência nacional, por Rodrigo Cunha (especialista) e a experiência internacional, por James Henderson (Nicole). Em seguida terá a palestra sobre “Remediação Sustentável”, com Joyce Cruz (Nicole) e a apresentação de dois casos práticos de gerenciamento de áreas contaminadas, com Tereza Lisboa (Inema) e Paulo de Sá Rego (Adivisian /Jacobs). No encerramento, será apresentada a “Instrução Normativa Nº 002 de 18/06/21 sobre Desativação de Plantas”, por Leonardo Carneiro (Inema).

“Além de gerar um debate entre empresas, órgãos de governo e consultorias sobre temas que são extremamente relevantes para o Polo Industrial de Camaçari, o Seminário pretende gerar conhecimento, promover interação e aproximar as pessoas dos grupos que atuam no Polo”, afirma Paloma Carvalho, consultora de EHS da Corteva. “Será uma oportunidade ímpar de compartilhar experiências, aprender, ter contato e se manter atualizado em temas atuais”, completa.


Imagem ::: Divulgação Cofic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->