SALVADOR @ IX Simpósio Doenças Do Inverno acontece na ABM no próximo dia 19 - Observador Independente

BAHIA

16 de mayo de 2018

SALVADOR @ IX Simpósio Doenças Do Inverno acontece na ABM no próximo dia 19

Crédito da foto: Divulgação
Gratuito, o vento discutirá as patologias mais comuns da época.

O auditório Altamirando Santana, na sede da Associação Bahiana de Medicina (ABM), receberá no próximo dia 19 de maio, sábado, às 8h, o IX Simpósio Doenças Do Inverno. O evento conta com o apoio do Hospital Santa Izabel. 

As doenças respiratórias aumentam quase 40% durante esse período, superlotando unidades de emergência e leitos hospitalares, exigindo muita habilidade e competência médica para contrabalançar a fadiga. As mortes por doenças respiratórias e cardiovasculares aumentam, justificando assim o simpósio, que já está no seu quarto ano.

No inverno, as pessoas tendem a ficar mais tempo em lugares fechados e com aglomerações, tornando-se o ambiente ideal para proliferação e disseminação dos vírus. O tempo nublado no inverno dificulta a dispersão do ar poluído, ficando em baixa altitude o que aumenta a sensibilidade das vias aéreas desencadeando crises de asma e agudização da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). 

No IX Simpósio Doenças Do Inverno serão discutidas as patologias mais comuns e que mais se agravam no período do inverno como as viroses respiratórias, pneumonias bacterianas, doenças pulmonares obstrutivas (asma e dpoc) doenças pulmonares intersticiais, com destaque para pneumonia de hipersensibilidade e doenças pulmonares atípicas. 

Segundo o pneumologista e diretor da ABM, Dr. Guilhardo Fontes, o frio cria grande transformação no meio ambiente e nos hábitos da população. “Passamos a ficar mais tempo em ambientes fechados com aglomerações, o que torna o ambiente ideal para proliferação e disseminação dos vírus”, explica.

O público alvo são os estudantes, médicos residentes, pneumologistas e todos interessados na temática apresentada. No último módulo, serão discutidos dois casos clínicos de forma interativa com toda plateia, onde todos vão poder trocar experiências e sedimentar os conhecimentos adquiridos durante todo simpósio. Para isso, foram escolhidos palestrantes experientes para discussão e trocas de informações científicas e medidas de prevenções.

As inscrições são gratuitas podem ser realizadas no site da ABM.

Serviço

O quê: 4° Simpósio de Doenças do Inverno
Quando: 19 de maio de 2018, sábado, às 8h
Onde: Rua Baependi, 162, Ondina, sede da ABM
Assessoria de Comunicação ABM
Maria del Carmen González(71) 98867-0967

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas