VALENTE/BA @ Exposição, produtos da Agricultura Familiar e Tecnologias Sociais serão destaques na 9ª FEIRAFESCr - Observador Independente

BAHIA

4 de mayo de 2018

VALENTE/BA @ Exposição, produtos da Agricultura Familiar e Tecnologias Sociais serão destaques na 9ª FEIRAFESCr

Crédito da imagem ASCOM FATRES 



O objetivo principal do evento é contribuir para o fortalecimento da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território do Sisal, visando o desenvolvimento rural e local sustentável, a divulgação dos produtos da agricultura familiar.

A 9ª Feira da Agricultura Familiar,Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (Feirafes), acontece nos dias 11 e 12 de maio, a partir das 09h, na Praça da Jazida em Valente – BA. O evento vai reunir Agricultores (as) familiares, produtores, criadores de animais, professores e estudantes de escolas técnicas, profissionais de agronomia, veterinários e demais áreas ligadas ao campo para uma troca de saberes e sabores durante os dois dias de evento.
Após a abertura oficial na 8ª FEIRAFES as autoridades conheceram os produtos comercializados na feira | Foto: Raimundo Mascarenhas





No circuito de aproximadamente 10.000m² a 9ª Feirafes reúne uma série de experiências produtivas, econômica e social, atividades como Seminários e Oficinas temáticas e diversos empreendimentos da Agricultura Familiar e Economia Solidária expondo e comercializando produtos como artesanato, alimentos processados e produtos naturais orgânicos que mostram a diversidade econômica e social do Território.

Numa ala exclusiva para a feira de animais, os visitantes poderão conhecer a variedade de caprinos e ovinos o perfil genético dos plantéis, além de toda essa diversidade. A Feirafes reúne diversas experiências de organizações sociais e diversas tecnologias de convivência com o semiárido apresentadas pela FATRES e organizações parceiras.

Divulgação

Entre as tecnologias está a Batata de Salvação – Sistema Econômico de Irrigação por Capilaridade,desenvolvida pela FATRES, que está entre uma das melhores experiências de Boas Práticas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da Bahia. A tecnologia social foi desenvolvida com materiais recicláveis de custo benefício e com base nos princípios agroecológicos, visando contribuir para a produção de qualidade, segurança e soberania alimentar e nutricional dos/as agricultores/as familiares.

Outro destaque nas tecnologias sociais a serem mostradas será o implemento agrícola, fabricado pelos próprios agricultores e que ajuda nos tratos culturais de diversos plantios como a palma, milho, feijão, melancia, batata e entre outras.

O objetivo principal do evento é contribuir para o fortalecimento da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território do Sisal, visando o desenvolvimento rural e local sustentável, a divulgação dos produtos da agricultura familiar, o intercâmbio de experiências, o acesso ao mercado justo, comercialização e a geração de renda. Em sua 9ª edição, a Feirafes já é considerada o maior evento da Agricultura Familiar do interior da Bahia mobilizando diversos setores públicos e sociais e já faz parte do calendário oficial do município de Valente.

ASCOM FATRES

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas