BAHIA @ Cacauicultores na Bahia estão em alerta sobre novo risco - Observador Independente

BAHIA

25 de junio de 2018

BAHIA @ Cacauicultores na Bahia estão em alerta sobre novo risco

Por onde passou, a praga monilíase assolou a produção e provocou a ruína de muitos cacauicultores / Foto : Pedro Moraes/GOVBA





Os cacauicultores na Bahia estão em alerta sobre o risco de uma nova doeança atingir as safras do fruto. Segundo o jornal Correio, desde que um foco da praga chamada de monilíase foi confirmado na Bolívia, os pesquisadores afirmam que é apenas uma questão de tempo até invadir plantações brasileiras.

O fungo causador da doença se propaga com o vento. “A qualquer momento pode ser decretado o Alerta Fitossanitário na Bahia e em outros estados do Brasil. O Acre já decretou”, disse ao jornal, Catarina Cotrim Mattos, coordenadora do Programa de Prevenção à Monilíase do Cacueiro da Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia).

A ameaça é tão concreta que a monilíase foi a primeira praga a ter um plano de contingência traçado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ao todo, 112 fiscais da defesa agropecuária estão prontos para atuar em caso de invasão da praga nos estados da Bahia, Pará, Rondônia, Acre e Amazônia.

Por onde passou, a monilíase assolou a produção e provocou a ruína de muitos cacauicultores. No Equador, a produção caiu de 70 mil toneladas para 10 mil.

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.
O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.
VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas