CAMAÇARI @ Rei da Nigéria visita Camaçari - Observador Independente

BAHIA

8 de junio de 2018

CAMAÇARI @ Rei da Nigéria visita Camaçari

A visita à Camaçari faz parte da programação do Ooni Ilé – Ifé na Bahia, que vai de quarta a domingo. Foto: Divulgação



Camaçari receberá o maior representante dos yorubás no mundo, o rei (Ooni) da cidade situada nas fronteiras das florestas equatoriais do estado de Osun, sudoeste da Nigéria (Ilé – Ifé), Adéyeye Ènitaán Ògúnwùsi. 

O encontro, no qual o prefeito Elinaldo Araújo assinará um ato administrativo comprometendo-se com a implantação de novas políticas públicas voltadas aos afrodescendentes no município, acontece nesta sexta-feira (8), às 13h, no Teatro Alberto Martins. 

A visita à Camaçari faz parte da programação do Ooni Ilé – Ifé na Bahia, que vai desta quarta (6) a domingo (10). Neste período, de viagem inédita ao Brasil, que segue até 17 de junho, o representante nigeriano – junto à administração pública nacional – irá declarar nosso estado oficialmente como a capital yorubá das Américas. 

A vinda do Ooni ao Brasil insere-se na proposta de reaproximar e reunir os descendentes diretos de Oduduwa – um ancestral divinizado considerado o primeiro rei de Ilé – Ifé e responsável pela criação do mundo, de acordo com a tradição do povo yorubá. 

O Ooni Ilé – Ifé é um importante líder do povo yorubá e desde que assumiu o trono, em 2015, tem realizado viagens pelo mundo com o propósito de reaproximar os povos afrodescendentes de suas raízes culturais africanas, além de firmar parcerias no sentido de fortalecer e dar visibilidade à diáspora africana.

Vale ressaltar que a comitiva do Ooni Ilé – Ifé é composta por mais de 80 empresários de diversos segmentos das áreas comerciais e culturais, como também intelectuais e autoridades religiosas.

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas