CAMAÇARI @ São João de Camaçari conta com megaestrutura - Observador Independente

BAHIA

18 de junio de 2018

CAMAÇARI @ São João de Camaçari conta com megaestrutura

Crédito da imagem: ASCOM/PMC


Um São João de tirar o chapéu, assim será o Camaforró, maior evento junino da Região, que acontecerá de 21 a 23 de junho no Espaço Camaçari 2000, na Avenida Jorge Amado. Estão previstos mais de 45 shows nos três dias do evento, divididos entre o Carramanchão, a Vila da Cultura e o palco principal, por onde vão passar atrações locais, regionais e nacionais, como Bimbinho, Filé de Camarão, Pablo, Devinho Novaes, Falamansa, Luan Santana e Solange Almeida. Cerca de 60 mil pessoas são esperadas diariamente durante a 21ª edição da festa.

Nos dias 23 e 24 de junho, o arrasta pé também vai correr solto em oito localidades da Costa de Camaçari, são elas Mutirão de Catu de Abrantes, Jauá, Areias, Arembepe, Caminho do Mar, Loteamento Canto dos Pássaros e os distritos de Vila de Abrantes e Monte Gordo. As festas serão animadas por bandas locais. A iniciativa tem por objetivo agradar o público que prefere curtir o São João mais próximo de casa.
O Camaforró é uma realização da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Governo, por meio da Coordenação de Eventos, com apoio de todas as secretarias municipais.



CAMAFORRÓ SOLIDÁRIO

Repetindo o sucesso do ano passado, o Camaforró Solidário torna a acontecer em 2018 e com uma meta de arrecadar 100 mil quilos de mantimentos e assim ajudar um maior número de instituições beneficentes do município. Nesta edição, o acesso à festa só será permitido mediante a doação de 1 quilo de alimento não-perecível. Para curtir os shows dos dias 21 e 23 de junho serão aceitos itens como feijão, arroz, açúcar, café, farinha, fubá, macarrão, entre outros. No dia 22 de junho, só será aceito leite em pó e, diferente dos demais produtos, poderá ser um pacote com 200 gramas.

Os interessados poderão fazer a troca de forma antecipada a partir do dia 7 de junho. Inicialmente, serão cinco postos de permuta. Quatro na sede, nas praças Desembargador Montenegro e Abrantes, na Casa do Trabalho e no Boulevard Shopping Camaçari, em uma loja localizada no térreo. Para quem mora na Costa de Camaçari, o processo pode ser feito no Posto de Informações Turísticas Nidinho, na entrada de Arembepe.

A troca de alimentos pelo voucher, que dá acesso à festa, pode ser feita ainda durante o Camaforró, em postos próximo ao portão de acesso ao Espaço Camaçari 2000, mas a recomendação é que ocorra de forma antecipada, evitando a formação de longas filas.

ESTRUTURA

Uma megaestrutura está sendo projetada para ocupar os 40 mil metros quadrados do Espaço, como dois palcos principais, Carramanchão, por onde vão passar artistas regionais e locais, e a vila da Cultura, que terá apresentação de trios de forró e dos grupos juninos. No local, terá também parque de diversões e Camarote Privado.
Prefeitura Municipal de Camaçari (Foto: Prefeitura Municipal de Camaçari)



O público vai ter cerca de 200 barracas dentro da arena e 180 ambulantes na área externa. Os profissionais, todos cadastrados, vão vender diversos tipos de comidas e bebidas a exemplo de lanches, churrasquinhos, drinks, doces, cachorro-quente e acarajé. Equipes das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp) e do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) vão atuar na fiscalização dos ambulantes e barraqueiros, respectivamente. Dentre os itens observados estão o uso de garrafas de vidro e espetos pontiagudos, que não são permitidos.

Serão disponibilizados cerca de 200 sanitários químicos, sendo 10% com acessibilidade. A equipe da limpeza atuará também nos três dias da festa com serviços de lavagem, coleta e varrição da área. Os portões estarão abertos a partir das 18h e as atrações do palco principal estão previstas para começar às 19h. O público presente terá acesso gratuito à internet na área da festa.

SEGURANÇA

O item segurança tem atenção especial e será feito por 250 policiais do 12º Batalhão de Polícia Militar, que vão se revezar em dois turnos e dispor de plataformas elevadas, além de 12 câmeras de videomonitoramento com giro de 360° que cobrirão todo espaço da festa e vão auxiliar na identificação de situações suspeitas e/ou delituosas. 

A estrutura conta ainda com apoio da RONDESP (Rondas Especiais), da CIPE (Companhia Independente de Policiamento Especializado) Polo Industrial, do BEPE (Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos) e do Corpo de Bombeiros.

Vão atuar na festa cerca de 50 agentes da Polícia Civil da 18ª Delegacia Territorial (DT de Camaçari), além de 250 seguranças particulares, 30 brigadistas civis, 60 agentes do Juizado da Infância e Juventude, bem como representantes do Conselho Tutelar e do Observatório de Discriminação Racial e LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).

SAÚDE

Nos três dias do Camaforró, das 17h às 7h, 18 profissionais trabalharão no atendimento à população. A equipe diária é formada por dois médicos emergencistas, dois enfermeiros, oito técnicos de enfermagem, duas recepcionistas, dois auxiliares de higienização e condutores para as duas ambulâncias, utilizadas nos casos de transferência. No local, terá um leito de parada, dois de sutura e oito de observação, além de cinco poltronas para medicação. As UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) irão atender as ocorrências mais complexas e os casos mais graves serão encaminhados para o HGC (Hospital Geral de Camaçari).

PROGRAMAÇÃO PALCO PRINCIPAL


Dia 21/06
- Big Band
- Pablo
- Thaeme e Thiago
- Falamansa
- Devinho Novaes

Dia 22/06
- Filé de Camarão
- Santana
- O Bando Januário
- Catuaba com Amendoim
- Luan Santana

Dia 23/06
- Renatinho
- Bimbinho
- Jonas Esticado
- Cavaleiros
- Adriano Reis
- Solange Almeida

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas