FEIRA DE SANTANA @ Governo vai recorrer de ação que suspende 'blitz do IPVA' em Feira, diz Ciretran - Observador Independente

BAHIA

19 de junio de 2018

FEIRA DE SANTANA @ Governo vai recorrer de ação que suspende 'blitz do IPVA' em Feira, diz Ciretran

Segundo coordenador da 3ª Ciretran, Silvio Dias, decisões similares a esta já foram tomadas, porém não seguiram adiante. Foto: Reprodução




O coordenador da 3ª Circunscrição de Trânsito de Feira de Santana, Silvio Dias, informou nesta terça-feira (19) que o Detran vai cumprir a liminar expedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia, que proíbe a apreensão de veículos com IPVA atrasado no município, assim que for oficialmente notificada.
De acordo com ele, em entrevista ao Acorda Cidade, o órgão foi informado da decisão judicial por meio das redes sociais.



“O Detran está aguardando ser notificado. Nós vivemos num país democrático de Direito e decisão judicial se cumpre, depois se discute, e assim acontecerá. Nós cumpriremos a decisão e o Detran, por meio da sua procuradoria jurídica, deverá entrar na ação e buscar a cassação da liminar do TJ-BA”, informou o coordenador. 

Segundo Silvio Dias, decisões similares a esta já foram tomadas, porém não seguiram adiante. “No ano de 2015, a OAB propôs uma ação parecida e logo em seguida essa liminar foi cassada no âmbito do tribunal e é dessa forma que tem acontecido com todas as decisões nesse sentido”.

O coordenador da 3ª Ciretran justificou ainda que o IPVA é apenas um dos itens que compõem o licenciamento. Os outros são o seguro obrigatório e a taxa de licenciamento. Segundo ele, o Código de Trânsito Brasileiro determina que os veículos sejam recolhidos por falta de licenciamento, e a resolução do Contran determina que para o veículo estar licenciado deverá estar com todas as taxas pagas.

“Então os órgãos de trânsito, que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, executam as fiscalizações e há a retenção dos veículos por meio do cumprimento da legislação de trânsito, que é uma lei federal. No momento o que nós observamos é que o Detran é reú nessa ação e dará cumprimento, mas isso não vincula a Polícia Rodoviária Federal para que ela se omita de fazer essas retenções de veículos”, destacou.

Ele disse também que, assim que houver a notificação, que pode acontecer aqui em Feira de Santana ou em Salvador, o órgão dará cumprimento, determinando que os pátios não façam mais o recolhimento dos veículos que não estão devidamente licenciados.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas