ILHÉUS @ ESCOLAS CULTURAIS REALIZA A 4ª EDIÇÃO DO BATALHA MUSICAL - Observador Independente

BAHIA

8 de junio de 2018

ILHÉUS @ ESCOLAS CULTURAIS REALIZA A 4ª EDIÇÃO DO BATALHA MUSICAL




O Projeto Escolas Culturais, do Governo do Estado, realiza nesta sexta-feira, 8, a partir das 14h, no Auditório do Colégio Modelo de Ilhéus, a 4ª EDIÇÃO DO BATALHA MUSICAL. Nessa edição estão convidadas as Poetas Joémille Souza, Lunah Mv, Beatriz Vitoria e os poetas Cijay, Pawlista PDF e Marcu MC, todas participantes dos coletivos do Rap Ilhense! Além destas participações, haverá apresentações musicais das estudantes do Colégio Modelo.

SOBRE O BATALHA MUSICAL

O Batalha Musical é um projeto idealizado junto com estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Ilhéus, através da equipe de Coordenação Pedagógica e Professores. Tem por objetivo dinamizar o espaço cultural dentro da escola envolvendo os estudantes, artistas e a comunidade através da linguagem da música.

Na 3ª edição, o “Grupo Samba de Treita” de Silvandira Caldeira fez parte da programação, que tinha como tema o SAMBA. Nesta edição, a quarta e última que será realizada nesse semestre, o foco foi direcionado para a POESIA. Já foram realizadas três edições, com os estudantes concorrendo entre si e com a participação dos artistas de Ilhéus em uma das edições…

ARTISTAS CONVIDADOS

CIJAY, Rapper e poeta do movimento “Poesia no Buzu” em Ilhéus. atual vencedor do Festival Universitário de Música da Rádio Uesc. Integrante do coletivo Rap de Rua.

PAWLISTA PDF, idealizador e fundador do Poesia de Favela primeiro grupo de rap gangsta da cidade de Ilhéus, idealizador e fundador do coletivo rap de rua, idealizador e fundador do coletivo afro periferia.

MARCO MC, integrante do grupo de rap “SRD” (Sem raça definida), Poeta integrante do movimento Poesia No Buzu em Ilhéus e região. Contribuinte do movimento hip-hop desde 2013 (Sagacidade Urbana). Atualmente integrante do movimento “Coletivo Rap De Rua”.

JOEMILLE SOUZA é poetiza e faz parte dos coletivos XOTAS073 e AFROPERIFERIA. Sou poeta, queria escrever coisas bonitas, mas escrevo apenas sobre o que me revolta; racismo e a necessidade do feminismo.

LUNAH MV é cria da RUA! Foi esse lugar que acolheu a MC Ilheense quando suas ideias e forma de viver já não eram mais aceitas dentro de casa. Há pouco mais de dois anos no corre, alguns trabalhos divulgados e diversas apresentações, Lunah MV lançou em 2018 seu primeiro EP, intitulado “Aborto” (disponível em todas as plataformas digitais).

BEATRIZ VITORIA, mais conhecida como Bea, é poeta parte dos coletivos XOTAS073

SOBRE O PROJETO ESCOLAS CULTURAIS.

O Projeto Escolas Culturais é uma ação do Governo do Estado da Bahia desenvolvido por meio da iniciativa interinstitucional firmada entre as Secretarias da Educação (SEC), da Cultura (SECULT) e da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), com a participação e gestão do Instituto de Ação social Pela Música (IASPM).

A inciativa tem como objetivo dinamizar a cultura nos territórios de identidade, incentivar o uso da escola como Equipamento Cultural e de Interação Social, além de colaborar com a redução dos índices de vulnerabilidade infanto-juvenil, violência e evasão escolar.

As atividades foram iniciadas no mês de abril, em 85 municípios do estado, distribuídos nos 28 territórios de Identidade. Em Ilhéus, a ação está sendo implantada no Colégio Modelo e comunidade artística. O Projeto promoverá atividades sociais, educacionais e culturais por meio de ações diversas sempre dialogando com audiovisual, a música, a dança, as artes literárias e demais expressões artísticas, além da participação da Rede de Proteção Social do município.

Dessa forma, o projeto irá estabelecer um ambiente de troca entre saberes produzidos na escola e os saberes populares tradicionais de idosos, mestres e mestras, artistas e fazedores de cultura das comunidades.

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas