JUAZEIRO EM DESTAQUE @ ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL REALIZAM I MOSTRA CULTURAL EM HOMENAGEM À CAATINGA - Observador Independente

BAHIA

14 de junio de 2018

JUAZEIRO EM DESTAQUE @ ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL REALIZAM I MOSTRA CULTURAL EM HOMENAGEM À CAATINGA

Crédito da foto: Emanuelle Lustosa/SEDUC



Com o tema ‘Chuva de Amor na Caatinga’, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Nélia de Souza Costa realizaram terça-feira (12), a I Mostra Cultural em homenagem à Caatinga, no bairro João Paulo II.

De acordo com a gestora da EMEI Lilian Leal, o objetivo do projeto é ensinar para as crianças de 1 a 5 anos as belezas da fauna e flora da caatinga. 
Nós moramos na caatinga e os alunos precisam desde cedo conhecer e aprender a preservar e amar o meio ambiente em que vivem. Desde fevereiro começamos a trabalhar com eles os animais e as plantas da região, que resultou na produção de um livro produzido por cada turma. E hoje estamos expondo todo o material que as crianças produziram em sala de aula, 
explicou a gestora.

O projeto contou com a parceria do IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, que no início do ano letivo realizou uma formação com todos os funcionários da escola sobre a proposta da educação contextualizada e a convivência com o semiárido. 

O Educador Social do IRPAA Felipe Silva ficou encantando com os resultados do projeto. “Quero parabenizar o trabalho desenvolvido pelos professores e toda equipe da EMEI. A gente fica feliz por presenciar hoje que o fruto desse trabalho em parceria está dando bons resultados, a produção dos alunos foi excelente e a aprendizagem também. O nosso objetivo é ampliar para outras escolas”, ressaltou.

A coordenadora pedagógica, Eliziane Santos contou que os alunos tiveram muita curiosidade durante o projeto, principalmente com os animais da caatinga. “No momento em que trabalhamos as abelhas, por exemplo, eles viram de perto o inseto no jardim da escola, aprenderam como elas produzem o mel, qual o papel da abelha na preservação das plantas nativas, além dos animais que muitos não conheciam, como o tatu bola. Nosso foco foi mostrar às crianças a importância de preservar o meio ambiente”, ressaltou.

Além da exposição dos materiais produzidos em sala de aula, os alunos fizeram apresentações de dança que retratavam a Caatinga. “Eu adorei conhecer o mundo das abelhas, elas são muito espertas, vivem juntinhas, produzem o mel gostoso que serve para a gente comer e ainda curar doenças”, contou a aluna Ana Clara, de 4 anos, que apresentou a dança das abelhas e flores.

A mãe Carla Daniela disse que seu filho tem se desenvolvido muito depois que passou a estudar na EMEI. “Guilherme a cada ano fica mais esperto e inteligente, e isso é fruto das professoras e da equipe que sabem ensinar e cuidar bem dos nossos filhos. Foi lindo o evento, eles apreenderam muito sobre a nossa Caatinga. Parabéns à escola que sempre faz coisas novas e bonitas para os nossos filhos e o pais também”, evidenciou a mãe do aluno Guilherme, de 5 anos.

Os alunos da Escola Mazarello Cavalcanti e a assessora de Educação Infantil da SEDUC, Miranery Amorim também participaram do evento.

Emanuelle Lustosa/SEDUC

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas