JUAZEIRO @ SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA 800 ATENDIMENTOS NO DIA D DE COMBATE À SÍFILIS - Observador Independente

BAHIA

9 de junio de 2018

JUAZEIRO @ SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA 800 ATENDIMENTOS NO DIA D DE COMBATE À SÍFILIS

Crédito da foto: Débora Sousa/PMJ



Através de solicitação da Secretaria da Saúde da Bahia, aconteceu quinta-feira (07), o Dia D de Combate à Sífilis realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também no Hospital Materno Infantil (HMI) de Juazeiro. O evento realizado pela Secretaria da Saúde de Juazeiro teve como objetivo informar, alertar e diagnosticar a população sobre os possíveis doenças e suas consequências.

Em Juazeiro os testes rápidos podem ser feitos no Centro de Informações de IST/ HIV/ AIDS localizado no Centro de Saúde 3 no Bairro Angari. A Sífilis é caracterizada como uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que acontece através de relações sexuais sem preservativo e também pode ser passada de mãe para filho durante a gestação, a chamada Sífilis Congênita.

A dona de casa Luzia de Lima conta que nunca tinha participado de um evento como esse. “É maravilhoso, porque muitas vezes na correria do dia a dia não temos tempo para se cuidar, e nesses eventos a gente acaba descobrindo com mais rapidez como está a nossa saúde”, ressaltou.

O mototaxista Ilpimar Almeida dos Santos, conta que estava passando em frente ao HMI e resolveu parar para fazer o teste. “É essencial a gente saber como está a nossa saúde, são muitas coisas que passamos na vida e vim aqui, fazer o teste e descobrir que está tudo bem é maravilhoso”, concluiu.

Durante todo o dia as pessoas realizaram os testes rápidos de sífilis, sífilis congênita, Hepatite B e C, HIV, aferição de pressão e teste de glicemia. As unidades de saúde do município totalizaram 800 atendimentos e realizações de testes, sendo que deste quantitativo 18 foram reagentes para sífilis, um para hepatite B e três para hepatite C.

De acordo com a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro o tratamento tem início imediatamente. “Todos os casos detectados foram encaminhados às unidades para o tratamento que acontece com a aplicação de benzetacil. Com os exames realizados, além de detectarmos as Infecções Sexualmentes Transmissíveis (IST's) podemos também na mulher gestante proporcionar para o bebê uma qualidade de vida melhor sem o risco desta infecção. Lembramos mais uma vez que essa quinta-feira foi um dia D de busca intensificada, mas toda a população pode buscar uma unidade de saúde do município e solicitar o exame sempre que sentir necessidade”, explicou Fabíola Ribeiro.


Débora Sousa/PMJ

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas