SALVADOR @ Monumentos da capital ganham iluminação especial pela campanha Junho Lilás - Observador Independente

BAHIA

5 de junio de 2018

SALVADOR @ Monumentos da capital ganham iluminação especial pela campanha Junho Lilás

Crédito da Foto: divulgação



Amanhã (6/6), Dia Nacional do Teste do Pezinho, três monumentos de Salvador, a Arena Fonte Nova, a Câmara Municipal e o Farol da Barra, entram na campanha e ganham iluminação especial para marcar a data. O teste do pezinho permite a detecção de sete doenças pelo SUS com apenas algumas gotinhas de sangue.

A Apae Salvador, instituição credenciada pelo Ministério da Saúde como o único Serviço de Referência em Triagem Neonatal na Bahia, é responsável pelo lançamento da campanha do Junho Lilás, com o objetivo de chamar atenção sobre a importância do teste do pezinho. A maioria das doenças investigadas pelo procedimento é assintomática no período neonatal (0 a 28 dias de vida) e podem levar a deficiência mental ou afetar gravemente a saúde da criança.

Tratadas a tempo, a chance de que a doença não leve a sequelas é muito grande, melhorando assim a qualidade de vida dos casos confirmados e tratados. Vale lembrar que além de colher o sangue para fazer os exames, os pais devem pegar o laudo com os resultados e apresenta-lo ao pediatra ou enfermeira do posto. Em 2017, mais de 178 mil crianças foram triadas em todo o Estado da Bahia.

Quando e onde fazer?

Além do desafio de fazer com que todos os bebês façam o teste do pezinho, a campanha Junho Lilás alerta para a importância de esse exame ser feito no período ideal, ou seja, entre o 3º ao 5º dia após o nascimento. Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doenças Falciformes e outras Hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência de Biotinidase e Aminoacidopatias são as doenças detectadas pelo exame feito pelo SUS. Apenas 47% dos bebês de 2017 fizeram o exame no período ideal.

A coleta do Teste do Pezinho pode ser realizada pelo SUS em um dos 4 mil postos de saúde distribuídos em todo o Estado da Bahia ou na APAE Salvador (Alameda Verona, 32 – Pituba). Além das sete doenças cobertas pelo SUS, a APAE Salvador também realiza a triagem neonatal para demais doenças por convênio ou particular. A APAE realiza o exame dos bebes, a confirmação dos casos e o tratamento adequado quando existe alteração.

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas