SALVADOR @ Morre aos 91 anos o ex-governador da Bahia Waldir Pires - Observador Independente

BAHIA

22 de junio de 2018

SALVADOR @ Morre aos 91 anos o ex-governador da Bahia Waldir Pires

Político estava internado no Hospital da Bahia com quadro de pneumonia




Morreu na manhã desta sexta-feira, 22, aos 91 anos, o ex-governador da Bahia e ex-vereador de Salvador, Waldir Pires. O político estava internado no Hospital da Bahia, na capital baiana, desde a noite desta quinta, 21, quando deu entrada com um quadro de pneumonia. 

Segundo informações da unidade de saúde, ele teve uma parada cardiorrespiratória por volta de 10h e não resistiu. Ainda não há informações sobre o velório eo sepultamento do político. 

Waldir nasceu em Acajutiba (a 185 quilômetros de Saslvador), em 21 de outubro de 1926. "Waldir, inegavelmente, é um personagem grandioso de nossa história – da Bahia e do Brasil", afirma o jornalista e escritor Emiliano José, autor da biografia do político, em artigo publicado em A TARDE. 

No livro lançado no último dia 14, ele descreve a infância de Waldir em Amargosa, passa por Nazaré das Farinhas, onde ele cursa o ginásio no Clemente Caldas; o Colégio Central, onde faz o Clássico; e a Faculdade de Direito da Ufba, sendo o orador da turma de 1949.

Ainda na publicação, é narrado que, aos 24 anos, o político é nomeado secretário do governo Regis Pacheco (1951/55), indicado por Antonio Balbino, espécie de seu preceptor na vida política. Balbino depois se elege governador e Waldir, deputado estadual, sendo seu líder na Assembleia Legislativa.

O livro mostra, ainda, a eleição de deputado federal em 1958 pelo PSD, a campanha ao governo em 1962 e a derrota para Lomanto Júnior; a passagem como professor da UnB e sua atuação como Consultor-Geral do governo Goulart.

Patrícia França / ATarde

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas