SALVADOR @ Taxa de desemprego se mantém estável em 25,2% na Região Metropolitano de Salvador - Observador Independente

BAHIA

28 de junio de 2018

SALVADOR @ Taxa de desemprego se mantém estável em 25,2% na Região Metropolitano de Salvador

Crédito da foto: Divulgação / Fotos públicas




A taxa de desemprego total da Região Metropolitana de Salvador ficou estável em 25,2% da População Economicamente Ativa (PEA), entre abril e maio de 2018. Já a taxa de desemprego aberto passou de 18,1% para 17,9% e a de desemprego oculto, de 7,1% para 7,2%. As informações foram captadas pela Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), e divulgadas nesta quarta-feira (27).

O contingente de desempregados foi estimado em 507 mil pessoas, ou seja, 1 mil a menos em relação ao mês anterior. A taxa de participação – indicador que estabelece a proporção de pessoas com 10 anos ou mais presentes no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – também permaneceu em relativa estabilidade, ao passar de 59,1%, em abril, para 58,9%, em maio.

Ainda de acordo com os dados, houve crescimento no número de ocupados nos Serviços (1,0% ou 10 mil) e no Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (1,0% ou 3 mil pessoas), declínio na Indústria de transformação (-7,1% ou -8 mil) e relativa estabilidade na Construção (0,9% ou 1 mil).

O contingente de trabalhadores assalariados aumentou (0,7% ou 7 mil), devido à elevação no setor público (17,7% ou 22 mil), já que no setor privado houve redução (-1,9% ou -16 mil). No setor privado, diminuiu o número de empregados com carteira de trabalho assinada (-2,0%, ou -14 mil) e sem registro em carteira (-1,7% ou -2 mil). Houve, ainda, aumento no agregado outras posições ocupacionais, que inclui empregadores, trabalhadores familiares, donos de negócio familiar, etc. (10,0% ou 10 mil) e retração no número de empregados domésticos (-6,1% ou -7 mil) e no de trabalhadores autônomos (-3,9% ou -13 mil).

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas