SANTO ANTº DE JESUS @ Inauguração da Policlínica Regional de Saúde - Observador Independente

BAHIA

15 de junio de 2018

SANTO ANTº DE JESUS @ Inauguração da Policlínica Regional de Saúde

Crédito da foto: Foto: Paula Fróes/GOVBA



A sétima Policlínica Regional de Saúde construída pelo Governo na Bahia foi inaugurada nesta sexta-feira (15), em Santo Antônio de Jesus. O equipamento, entregue nesta manhã pelo governador Rui Costa, vai atender os 28 municípios que integram o Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Santo Antônio de Jesus, alcançando mais de 600 mil baianos com oferta de diversos serviços em 18 especialidades de saúde. A unidade contou com investimento de R$ 24,7 milhões, utilizados na realização de obras civis e compra de equipamentos.

O descerramento da placa ocorreu após visita guiada às instalações da policlínica, quando o governador apresentou a unidade aos profissionais de imprensa e autoridades convidadas. A inauguração desta sexta-feira consolida a proposta do Governo de regionalizar a prestação de serviço de alta qualidade em saúde, com garantia de cobertura para a realização de exames gratuitos solicitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no interior baiano. 

"O objetivo do Governo é fortalecer a atenção básica no estado e garantir oportunidades de diagnósticos precoces, porque acreditamos que a melhor política pública de saúde é a da prevenção. Por isso, agradeço aos prefeitos envolvidos nesta parceria. Sem a regionalização que estamos fazendo da saúde, essas prefeituras não teriam condições, sozinhas, de construir e manter um equipamento como este. Posso afirmar que não existe uma policlínica na Bahia, nem mesmo particular, com esta estrutura, qualidade, tamanho e número de especialidades, que as policlínicas regionais oferecem à população desses municípios", declarou o governador. 
Crédito da foto: Paula Fróes/GOVBA



A Policlínica de Santo Antônio funcionará como as demais unidades do tipo, na Bahia, em que o atendimento ocorre por regulação para consultas médicas, exames diagnósticos e tratamentos terapêuticos. Cada município integrante do consórcio terá um número determinado de atendimentos que poderá ser realizado por mês. O número será determinado levando em consideração a quantidade de habitantes de cada local. 

O transporte dos pacientes de outros municípios será feito em 14 microônibus, que vão realizar o deslocamento de forma gratuita. O conforto dos usuários também foi pensado, e cada veículo conta com ar-condicionado, Wi-Fi e assentos especiais para cadeirantes. A expectativa é de que 600 pessoas sejam atendidas diariamente na Policlínica. A manutenção mensal da Policlínica fica sob responsabilidade do Estado, que cobre 40% dos gastos e os 60% restantes serão divididos entre os municípios consorciados. 
Crédito da foto: Paula Fróes/GOVBA

Segurança

Na ocasião, o governador anunciou o início das atividades da base avançada da companhia independente de policiamento tático da Rondesp Leste, já nesta sexta (15). A unidade conta com efetivo de 16 policiais militares treinados em policiamento especializado. 

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, 
A companhia irá atuar em toda a região de Santo Antônio de Jesus e em situações que necessitem do emprego mais especializado, seja em contenção de distúrbio civil, de atuação mais direta a roubos a bancos ou quadrilhas especializadas de roubo de veículos. Onde houver a necessidade de uma atuação mais firme, a Rondesp se fará presente.
Crédito da foto: Paula Fróes/GOVBA

Outras entregas 

Aproveitando a visita à região, Rui Costa realizou a entrega de 14 viaturas, entre motocicletas, monovolumes e caminhonetes, que irão reforçar o policiamento nos municípios de Cruz das Almas, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus. 

Dezesseis ambulâncias também foram entregues aos municípios de Salinas da Margarida, Muniz Ferreira, Milagres, Amélia Rodrigues, Mutuípe, Presidente Tancredo Neves, Castro Alves, Ubaíra, Dom Macedo Costa, São Miguel das Matas, Antônio Cardoso, Nazaré e a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira. Além disso, 162 equipamentos de saúde foram entregues para 23 municípios, com um investimento de R$ 1,7 milhão.


Jairo Gonçalves/Secom/Ba

Veja mais foto
AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Paginas