SANTO ANTº DE JESUS @ Município cai 4 posições no Índice de Desenvolvimento Municipal FIRJAN e mostra estagnação de 2014 a dezembro de 2016 - Observador Independente

BAHIA

2 de julio de 2018

SANTO ANTº DE JESUS @ Município cai 4 posições no Índice de Desenvolvimento Municipal FIRJAN e mostra estagnação de 2014 a dezembro de 2016

Crédito da foto: Blog do Valente / Divulgação internet



Município ocupava  a 3ª posição em desenvolvimento na Bahia, em 2014. Caiu para a 7ª posição em Dezembro de 2016

Saiba mais sobre o Índice FIRJAN ou consulte outros municípios

O que é 

O índice FIRJAN é um indicativo da evolução municipal em vários campos da atividade, produtividade, e desenvolvimento municipal. Anualmente a FIRJAN-Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, divulga o índice do ano anterior, após longa pesquisa em todo o país, abordando aspectos do dia-a-dia de cada município, a exemplo da saúde, educação, índice de emprego/desemprego e finanças municipais. 

O Sistema FIRJAN é uma organização privada e sem fins lucrativos, com mais de 7.500 empresas associadas. Sua missão é promover competitividade empresarial, educação e qualidade de vida do trabalhador da indústria e de toda a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. 

Importância do índice FIRJAN 

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) foi criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, (FIRJAN) com o intuito de acompanhar o desenvolvimento dos municípios brasileiros. 

Segundo a Firjan (2012) esse índice é inspirado no IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, e assim como ele, avalia também o emprego e renda, a saúde e a educação, tendo como diferencial as variáveis selecionadas de forma a avaliar a realidade de cada município. 

Para fazer uma avaliação isenta e confiável, o cálculo do IFDM utiliza dados administrativos oficiais de declaração obrigatória, disponibilizados pelos municípios e pelos Ministérios do Trabalho, da Educação e da Saúde. 

Ao reunir esses dados de todos os municípios brasileiros, o IFDM consegue ter abrangência nacional e atualização nas suas informações. O IFDM considera, com igual ponderação, as três principais áreas de desenvolvimento humano: educação, saúde e emprego e renda, e faz uma interpretação de fácil leitura dos resultados, seus números variam de 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior será o nível de desenvolvimento do município e quanto menos próximo de 1 menor será o desenvolvimento do município. 


Segundo a Firjan (2012) o IFDM Emprego & Renda é a primeira área de atuação do índice e acompanha o mercado formal de trabalho e analisa dois subgrupos, ambos com o mesmo peso (50% do total) no indicador final: emprego formal (postos de trabalho gerados) e renda (remuneração) média mensal do trabalhador formal. 

A segunda área do IFDM é a Educação, esse índice é composto por dados relativos á educação infantil e ao ensino fundamental. Segundo a Firjam (2012) no que tange ao ensino infantil, considerou-se o número de matrículas em creches e pré-escolas registradas, comparativamente ao número de crianças pertencentes à faixa etária adequada a esta modalidade educacional (de 0 a 5 anos de idade) e em relação ao ensino fundamental foram considerados indicadores como: taxa de distorção Idade-série; percentual de docentes com curso superior; número médio diários de horas-aula; taxa de abandono escolar e resultado médio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 

A terceira e última área utilizada para se calcular o IFDM é a saúde que segundo a Firjan (2012), objetivou avaliar a qualidade do Sistema de Saúde Municipal referente à Atenção Básica. Portanto foi atribuído um peso de 33,3% para cada variável do indicador.

Saiba mais sobre o Índice FIRJAN ou consulte outros municípios

Posição do município em 2014 

Em 2014 o município de Santo Antônio de Jesus ocupava a 3ª Posição no Ranking estadual
Crédito da imagem / Indice Firjan / Firjan


Em 2014 o município de Santo Antônio de Jesus ocupava a 3ª posição no Ranking estadual um dos mais altos índices ocupados por cidades baianas superando centenas de cidades de maior porte e importância regional ou até mesmo cidades com alto índice de industrialização, a exemplo de Camaçari, que no mesmo ano ocupou a modesta 12ª posição estadual. 

Posição do município em 2015 


Em 2015 o município de Santo Antônio de Jesus ocupava a 5ª Posição no Ranking estadual 
Crédito da imagem / Indice Firjan / Firjan


Em 2015 o município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, ocupava a 5ª posição no Ranking estadual, consolidando sua posição de desenvolvimento e pujança estando à frente de municípios de grande porte e importância, a exemplo de Barreiras (7ª posição), Guanambi (8ª posição), São Francisco do Conde (10ª posição), Camaçari (11ª posição), Eunápolis, (14ª posição) e Feira de Santana que ficou bem atrás, na 32ª posição estadual, entre outros tantos municípios, mas já demonstrando sinais de debilidade administrativa e econômica, caindo neste caso, duas posições. 

Saiba mais sobre o Índice FIRJAN ou consulte outros municípios

Posição do município em 2016 


No ano de 2016 o município sofreu o seu segundo revés, perdendo duas posições no Ranking estadual do Índice FIRJAN, ficando em 7º lugar em nível estadual. Não há, ainda, indicativos para o ano de 2017. 

Todas as posições conquistadas entre 2014 e dezembro de 2016 sofreram queda vertiginosa conforme apontam os índices da saúde, educação, saneamento básico, renda municipal, empregos, entre outros índices relevantes. 
Ainda mantendo boa posição de destaque em Dezembro de 2016 o município consolidou a queda dos índices por três anos seguidos 

Os indicadores apurados não deixam dúvidas do descaso e da má gestão entre os anos de 2014 e dezembro de 2016, levando o município a queda de sua produtividade geral e desenvolvimento sustentável. 

No gráfico acima é possível estabelecer a comparação entre municípios, quando em 2015 o município de Santo Antônio de Jesus chegou a superar outros de grande porte e de conotação totalmente industrial, a exemplo de Camaçari que ficou no mesmo ano (2015) em 11ª posição no ranking estadual. 


Saiba mais sobre o Índice FIRJAN ou consulte outros municípios

Posição da prefeitura

A prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Assessoria de Comunicação, foi consultada pela Editoria para saber quais foram as ações e atitudes adotadas pelo atual gestor (2017/2020), prefeito Rogério Andrade (PSD), para retomar o desenvolvimento do município e leva-lo para índices melhores. 

Segundo a ASCOM/PMSAJ a prefeitura enviaria nota sobre as ações do governo que podem afetar positivamente os próximos índices, mas até o fechamento desta matéria não havia encaminhado a nota. 

Este portal publicará assim que esteja disponível as respectivas informações.

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas