BAHIA @ COELBA # Os consumidores de energia elétrica da Bahia voltaram a pagar as contas de luz nas casas lotéricas na manhã deste sábado (14) - Observador Independente

BAHIA

14 de julio de 2018

BAHIA @ COELBA # Os consumidores de energia elétrica da Bahia voltaram a pagar as contas de luz nas casas lotéricas na manhã deste sábado (14)

Concessionária anunciou retomada do pagamento nos terminais na sexta-feira (13). Neste sábado (14), clientes já começaram a procurar o atendimento. Consumidores voltam a pagar contas de luz nas lotéricas (Foto: Vanderson Nascimento/TV Bahia)



Os consumidores de energia elétrica da Bahia voltaram a pagar as contas de luz nas casas lotéricas na manhã deste sábado (14), após a Companhia de Eletricidade do estado (Coelba) anunciar um acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF).

O serviço ficou suspenso por 43 dias, depois que o banco e a companhia encerraram contrato. Neste período, milhares de consumidores reclamaram da dificuldade para pagar a fatura nos pontos de atendimentos restantes, além das filas imensas para conseguir fazer o serviço.

Neste sábado, até por volta das 9h30, o movimento nas casas lotéricas do bairro da Lapinha e na região do Largo do Tamarineiro, no centro de Salvador, era tranquilo. No entanto, entre os clientes, a maioria tinha a intenção de pagar a conta de luz.

A Coelba ainda não divulgou detalhes sobre o acordo firmado com a Caixa. Contudo, informou que continuam suspensos os cortes de energia, até terça-feira (17), exclusivamente para os clientes que ficaram com as faturas em atraso em decorrência do período em que a concessionária e o banco ficaram no impasse.

Suspensão

Consumidores reclamam das grandes filas para pagar conta de luz após lotéricas da Bahia deixarem de receber boleto da Coelba (Foto: Reprodução/TV Bahia)


O pagamento nas casas lotéricas foi suspenso no dia 1º de junho. Na ocasião, a Coelba informou que as tentativas de negociação com a Caixa começaram em novembro de 2017, mas não houve acordo em relação ao reajuste de 50,5% no valor da tarifa por fatura arrecadada. Isso, segundo a companhia, inviabilizou a manutenção do convênio de arrecadação.

Na quarta-feira (11), após denúncia dos consumidores, a companhia também foi notificada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon). No mesmo dia, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que a Coelba restabelecesse contrato com a Caixa para que o pagamento das contas de luz voltasse a ser feito nas lotéricas.

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas