ILHÉUS @ Décima edição do Festival do Chocolate e Cacau é realizada em Ilhéus até domingo (22) - Observador Independente

BAHIA

19 de julio de 2018

ILHÉUS @ Décima edição do Festival do Chocolate e Cacau é realizada em Ilhéus até domingo (22)

Festival do Chocolate é realizado até o domingo (22) em Ilhéus (Foto: Setur/ Divulgação)




Evento reúne cerca de 120 expositores e apresenta mais de 40 marcas de chocolate do sul do estado, incluindo produtos da agricultura familiar.

A 10ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau é realizada até o domingo (22), na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. O evento foi aberto na noite de quinta-feira (18), e reúne cerca de 120 expositores. A entrada é gratuita.

No festival, serão apresentados mais de 40 marcas de chocolate da região, famosa pela produção de chocolate, além de produtos da agricultura familiar, feitos por cooperativas, associações e assentamentos.

A expectativa da organização é que 69 mil pessoas passem pelo festival até o domingo. O evento inclui também o VI Fórum Brasileiro do Cacau, que conta com painéis de palestrantes nacionais e internacionais discutindo as tendências do mundo do chocolate.

Durante o festival, também será realizada a Feira do Chocolate, que promove workshops e cursos de gastronomia com receitas à base de chocolate. Entre os palestrantes estão Zilma Helena, Olívia Fernandes, Alessandra Marino, Abner Ivan e Lucas Corazza. A participação nos cursos é paga. Os interessados podem consultar os valores e mais detalhes no site do evento.

Um curso de como fazer chocolate, da amêndoa do cacau à barra, será ministrado por especialistas, como a francesa Chloé Doutre, a venezuelana Maria Fernanda Di Giacobbe e a paulista Luisa Abram. Para as crianças, foi montado o espaço Cozinha Kids, com recreações e minicursos com duração média de 30 minutos.

Rota do Chocolate

Rota do Cacau é novo atrativo turístico de Ilhéus (Foto: Setur/ Divulgação)



Durante a abertura do evento, foi inaugurada oficialmente a Rota do Chocolate, estrada temática da Bahia, que inclui fazendas centenárias, recantos naturais e fábricas de chocolates de origem.

A nova atração turística foi instalada na rodovia entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca. A rota permitirá ao visitante conhecer o processo produtivo do chocolate, desde visitas à lavoura de cacau até a secagem e seleção das amêndoas que serão processadas. Em algumas fazendas e fábricas instaladas no roteiro também será possível ver a transformação da matéria-prima em chocolate de qualidade.

Os passeios serão oferecidos por empresas de receptivo turístico presentes no estande da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), com preço médio de R$ 50. Alguns pacotes um pouco mais caros incluem café da manhã e/ou almoço. Neste período do Festival do Chocolate, três fazendas estarão abertas para visitação.
AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Paginas