PETROLINA @ GUARDA CIVIL MUNICIPAL ALERTA POPULAÇÃO SOBRE DINHEIRO FALSO QUE CIRCULA NA CIDADE - Observador Independente

BAHIA

18 de julio de 2018

PETROLINA @ GUARDA CIVIL MUNICIPAL ALERTA POPULAÇÃO SOBRE DINHEIRO FALSO QUE CIRCULA NA CIDADE

Crédito da foto / Tec Mundo



Uma ocorrência registrada pela Guarda Civil Municipal acendeu uma luz de alerta para a população de Petrolina: a circulação de dinheiro falso. Um homem foi visto em atitude suspeita nas imediações do Parque Municipal Josepha Coelho na manhã da última segunda-feira (16) e após revista pessoal, o efetivo da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) encontrou com ele uma cédula de R$ 100 com características estranhas. 

Depois de fazer uma consulta em uma casa lotérica, ficou constatado que a nota era falsa. A situação não se configura crime, uma vez que não houve a tentativa de repasse do dinheiro, mas o homem e a cédula apreendida foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Federal, localizada em Juazeiro da Bahia para que fossem prestados os devidos esclarecimentos.

Diante do caso, o Sistema de Segurança Pública de Petrolina, através da Guarda Civil Municipal, faz um alerta à população sobre a circulação de dinheiro falso na cidade. É importante observar os elementos de segurança contidos nas cédulas de Real, como marca-d'água, o relevo e a textura do papel. 

O secretário-executivo de Segurança Pública de Petrolina, José Silvestre, diz o que fazer em caso de suspeita sobre a autenticidade de uma cédula. "Se o dinheiro foi sacado em um banco, deve-se procurar o gerente para pedir providências para substituição. Se a origem do dinheiro se deu, a partir de alguma transação do dia a dia, como o repasse de um troco no comércio local, recuse o dinheiro e peça a substituição. Em todo o caso, é importante procurar uma delegacia de polícia mais próxima para registrar a ocorrência", explica Silvestre.

A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.

Ascom PMP Felipe Pereira

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas