PETROLINA @ PREVENÇÃO DE ACIDENTES É TEMA DE ORIENTAÇÃO NA UPAE/IMIP - Observador Independente

BAHIA

19 de julio de 2018

PETROLINA @ PREVENÇÃO DE ACIDENTES É TEMA DE ORIENTAÇÃO NA UPAE/IMIP

Crédito da foto / Anna Monteiro-Ascom HDM/IMIP



Os representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da UPAE/IMIP de Petrolina, também conhecidos como cipeiros, realizaram esta semana (16 e 17) uma série de orientações sobre materiais biológicos e perfurocortantes para os profissionais de saúde da Unidade. A iniciativa segue a Norma Regulamentadora 32 (NR32) e é dever da CIPA, que tem entre suas funções atuar na promoção da saúde e segurança do trabalhador.

"A atividade dirigida dos cipeiros faz parte de um plano anual de trabalho que tem como objetivo executar ações preventivas que visem à diminuição dos índices de acidentes e doenças ocupacionais. Fazemos várias campanhas, palestras e atividades educativas durante o ano e, esse mês, por conta do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a ser comemorado no dia 28, escolhemos esse tema", esclarece a cipeira Helenita Florêncio.

A exposição a materiais biológicos potencialmente contaminados é inerente à rotina dos profissionais da área de saúde. Ferimentos com perfurocortantes ainda são responsáveis por um número significativo de acidentes nesse segmento de trabalho. Por isso, as campanhas são tão importantes. "As medidas preventivas são essenciais e podem fazer toda a diferença para um manuseio seguro desses materiais", ratifica.

Vale ressaltar que a UPAE/IMIP de Petrolina segue o PROTOCOLO PARA ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO OU PERFUROCORTANTES, do Ministério da Saúde, e adota as DIRETRIZES TERAPÊUTICAS PARA PROFILAXIA ANTIRRETROVIRAL PÓS-EXPOSIÇÃO DE RISO À INFECÇÃO PELO HIV para todos os seus funcionários e colaboradores.


Anna Monteiro-Ascom HDM/IMIP

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas