SALVADOR @ Aberto edital de Residência Artística para Escritores - Observador Independente

BAHIA

7 de julio de 2018

SALVADOR @ Aberto edital de Residência Artística para Escritores

Crédito da imagem / Reprodução Internet




Escritores, poetas e artistas da palavra têm uma ótima oportunidade de qualificar e estimular sua produção literária. Na próxima quinta-feira (12), a Fundação Cultural da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), em parceria com o Instituo Sacatar, abrirá inscrições para o Edital de Residência Artística para Escritores, que tem como objetivo estimular a criação e produção literária baiana, além de promover a interação dos artistas locais com artistas de outros estados e países, residentes no Instituto. 

Os interessados devem se inscrever até 26 de agosto, enviando e-mail paraliteratura.funceb@funceb.ba.gov.br, com o assunto INSCRIÇÃO – RESIDÊNCIA SACATAR. No e-mail, o candidato deve enviar o formulário de inscrição respondido em anexo, e uma carta de intenção (máximo de uma lauda) explicando seu interesse em realizar a residência no Instituto Sacatar e a relação do seu projeto com uma residência artística e/ou com o Instituto Sacatar.

Dos projetos inscritos, será selecionada uma proposta na área literária, com foco na literatura ou com a transversalidade entre a literatura e outras linguagens artísticas, como música, teatro, artes visuais, circo, dança e/ou audiovisual, para residência artística no Instituto Sacatar, no período de 22 de outubro de 2018 a 17 de dezembro de 2018.

Durante a residência, o Instituto Sacatar ficará responsável por prover ao selecionado suíte individual (quarto e banheiro) e um estúdio separado, ambos na sede do Instituto, além de todas as refeições.

O projeto busca inserir o artista selecionado em um ambiente voltado única e exclusivamente para a criação, pesquisa e produção. O contato com artistas oriundos de outros estados e países promoverá o intercâmbio de ideias e técnicas, podendo repercutir em futuros projetos realizados por esses agentes. Assim, a parceria poderá contribuir, também, para a difusão da produção literária baiana no âmbito internacional.

Instituto

Localizado na Ilha de Itaparica, o Instituto Sacatar é uma residência artística que reúne pessoas de vários países, promovendo a troca de experiências entre os profissionais de variadas disciplinas criativas. Os artistas residentes no Sacatar são incentivados a se envolver com a população baiana, promovendo um intercâmbio cultural onde os resultados são partilhados através de programas públicos. O Sacatar, que desde 2001 oferece espaço para que artistas desenvolvam novos projetos, é a primeira residência internacional que se estabeleceu no Brasil e tornou-se uma das maiores da América Latina.

Roda de Conversa 

Neste ano, durante a segunda edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que acontecerá entre os dias 8 e 12 de agosto, quatro artistas da palavra que já passaram pelo Sacatar: Marielson Carvalho, Tom Correia, Deisiane Barbosa e Marcio Junqueira, vão participar da roda de conversa “Itaparica, o Sacatar e o impacto criativo das residências artística na vida de artistas da palavra”.

“Uma vez que a Flipelô 2018 celebra a amizade entre Jorge Amado e João Ubaldo Ribeiro, acreditamos pertinente, um espaço para falar sobre o Instituto Sacatar, em Itaparica/Ba, suas residências artísticas e, especialmente, apresentar uma parte do trabalho desenvolvido por artistas da palavra que foram contemplados pelo edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar”, conta a Coordenadora de Literatura da Funceb, Karina Rabinovitz.

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas