SALVADOR @ ABM e Academia de Medicina da Bahia realizam seminário nesta sexta (27) - Observador Independente

BAHIA

26 de julio de 2018

SALVADOR @ ABM e Academia de Medicina da Bahia realizam seminário nesta sexta (27)

Foto meramente ilustrativa e de composição / Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes no dia da posse na ABM / Crédito da foto / Valtério Pacheco


A ABM-Academia de Medicina da Bahia, está convidando todos os interessados na área médica para o Seminário do dia 27, que discutirá os rumos das escolas de medicina na Bahia e no Brasil. Abaixo inteiro teor do oficio/convite à população e à imprensa baiana. 


Prezados senhores,
A Academia de Medicina da Bahia, com o apoio da Associação Bahiana de Medicina e Conselho Regional de Medicina, promoverão no dia 27 de julho de 2018, de 8h às 13h, no Bahia Othon Palace Hotel, com entrada franca para os interessados, um Seminário sobre as “Consequências da Abertura de Novos Cursos de Medicina no Brasil”.
O fato é muito relevante, pois o Brasil é o país com maior número de Escolas de Medicina, superando a Índia e Estados Unidos, países com populações superiores à brasileira. Precisamos saber se estamos diante de uma necessidade ou excesso de cursos de medicina e quais as consequências.
Merece destaque o fato de que mais de oitenta por cento dos cursos pertencem a empresas particulares, financiadas com dinheiro público. Todavia as Escolas públicas estão sucateadas, sem verbas sequer para manutenção dos prédios e investimentos em equipamentos de ensino.
São desconhecidas as ementas dos cursos, o corpo docente, a qualificação dos professores, as condições de ensino, os campos de práticas e instalações ambulatoriais e hospitalares de ensino.
Não se sabe como os egressos serão aproveitados no mercado de trabalho.
O Brasil formará em breve mais de 60 mil médicos por ano. Estarão qualificados para o exercício profissional? Haverá programa de residência médica para todos? Essas e outras têm que ser respondidas.
Pretendemos elaborar uma “Carta da Bahia sobre Escolas Médicas no Brasil” contendo as conclusões do conclave.
Solicitamos o apoio de vocês na divulgação e convidamos um representante desse conceituado órgão de imprensa para que testemunhe e participe dessa discussão.
Enviamos atenciosas e fraternas saudações acadêmicas.
Antonio Carlos Viera Lopes – Cadeira 26Presidente


AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas