SENHOR DO BONFIM @ AGRICULTORES/AS FAMILIARES MARCAM PRESENÇA NA EXPO BONFIM 2018 - Observador Independente

BAHIA

29 de julio de 2018

SENHOR DO BONFIM @ AGRICULTORES/AS FAMILIARES MARCAM PRESENÇA NA EXPO BONFIM 2018

Crédito da foto / Agência Chocalho


A grande Feira de Exposição Agropecuária (Expo Bonfim 2018) que está acontecendo desde o último dia 25 no Parque de Exposições Dr. Aníbal Gonçalves, na cidade de Senhor do Bonfim, é mais uma amostra da força produtiva e econômica que vem do campo. 

 Além de ser um espaço de apresentação de vários produtos, equipamentos e serviços, a Feira serve de divulgação e troca de experiências entre expositores de diferentes partes da região e do país.

Nesse espaço tão diverso da agropecuária, existe um local que muito chama a atenção dos visitantes: a Vila da Agricultura Familiar, onde os produtos que mais alimentam o povo brasileiro se juntam com a expressão da arte e da cultura popular. 

Na Vila, o colorido do artesanato regional toma conta do espaço organizado com o apoio da Secretaria de Agricultura Familiar de Senhor do Bonfim e da Central das Associações de Agricultores Familiares (CAAF) do Território do Piemonte Norte do Itapicuru.
Crédito da foto / Agência Chocalho

Nos dois primeiros dias de exposição, 11 caravanas de agricultores e agricultoras, com forte presença de mulheres e jovens vindos de diferentes municípios do Território Piemonte Norte do Itapicuru, estiveram na Feira promovendo trocas de experiências e participando de oficinas sobre produção agropecuária, manejo e alimentação animal, por exemplo. 

As caravanas foram organizadas pelo Projeto Pró-Semiárido, um dos apoiadores do evento. O Pró-Semiárido é executado em 32 municípios da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e conta com recursos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

As mulheres, em sua maioria ligadas aos movimentos de lutas feministas, promoveram um importante debate sobre essas questões no "Seminário Estadual Sobre Inclusão Produtiva e Políticas Públicas para Mulheres no Semiárido", realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF) junto com a Câmara Setorial de Mulheres do Território Piemonte Norte do Itapicuru, com a apoio de entidades da sociedade civil e de órgãos públicos dos municípios da região e Governo do Estado.
Crédito da foto / Agência Chocalho


Arlete Lopes, artesã de Senhor do Bonfim, lembrou que o maior resultado em expor seus trabalhos na Feira está na divulgação: “É muito bom e gratificante porque é uma troca de experiência, informações que a gente adquire... e aqui a gente tem um contato maior com um público grande e diversificado, isso oportuniza comercializar e divulgar nossos produtos”, disse a artesã.

Para a Secretária Municipal de Agricultura Familiar de Senhor do Bonfim, Damiana Duarte, é sempre um desafio para agricultores e agricultoras familiares marcarem presença em uma Feira de Exposição de grande porte, mas é preciso que esses espaços sejam ocupados e sirvam de troca de saberes para a Agricultura Familiar. 

“Nosso objetivo está sendo alcançado porque com a comercialização eles levam um dinheiro pra casa. Mas, o mais importante mesmo é divulgar o seu produto e mostrar o que eles tem é mostrar sua força participando de um evento como esse. Isso nós estamos vendo e com certeza o objetivo estamos conseguindo”, declarou Damiana.

A Expo Bonfim 2018 se destaca também na mostra de animais como bovinos, cavalos ou ovelhas de diferentes raças e que ao longo da Feira são expostos na perspectiva de serem comprados e vendidos numa espécie de rodada de negócios. A Feira encerra neste dominho (29).

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas