BRASÍLIA @ TSE registra mais de 23 mil candidatos às eleições de outubro - Observador Independente

BAHIA

16 de agosto de 2018

BRASÍLIA @ TSE registra mais de 23 mil candidatos às eleições de outubro

Quase a metade dos candidatos tem ensino superior e 55% são casados
Foto : Roberto Jayme/Ascom/TSE



Mais de 23 mil candidatos a presidente, governador, senador e deputado federal, estadual e distrital vão disputar os votos de 147,3 milhões de eleitores brasileiros, segundo dados disponíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Encerrado o prazo para registrar as candidaturas, 13 nomes se apresentaram para disputar o Palácio do Planalto em outubro.

Para governador, segundo a última atualização do Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas, 171 postulantes pediram registro. Deles, 17 disputam a reeleição. O PSOL foi o partido que lançou o maior número de candidatos a governador, seguido de PSTU e PT.

O TSE contabiliza até agora 6.982 candidatos para disputar as 513 vagas de deputado federal. Para deputados estadual e distrital, são 15.605 concorrentes a 1.059 vagas nas assembleias legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Mais 295 concorrem a 54 cadeiras no Senado.

Com o total de 23.812 candidatos a todos os cargos em disputa nas eleições de outubro, o PSL foi o partido que apresentou o maior número de concorrentes (1.259), seguido de PSOL (1.201), PT (1.075) e MDB (1.009). Do contingente, 30,6% são mulheres, em cumprimento à meta prevista na legislação.

Quase a metade dos candidatos tem ensino superior e 55% são casados. A maioria tem entre 35 e 59 anos de idade, mas há 50 na faixa de 80 a 84 anos.

O total de candidatos em 2018 é menor que o registrado em 2014 (26.162). Os dados podem sofrer ajustes conforme a Justiça Eleitoral julgue os pedidos de registro.

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas