FEIRA DE SANTANA @ Apae realiza caminhada para iniciar semana em prol das pessoas com deficiência - Observador Independente

BAHIA

21 de agosto de 2018

FEIRA DE SANTANA @ Apae realiza caminhada para iniciar semana em prol das pessoas com deficiência

De acordo com o coordenador de prevenção e saúde da Apae, Deraldo Gomes, durante toda a semana estão sendo realizadas atividades em todos os 2.200 municípios que possuem a entidade.
Foto: Divulgação




Foi realizada na manhã desta terça-feira (21) uma caminhada para marcar o início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

De acordo com o coordenador de prevenção e saúde da Apae, Deraldo Gomes, durante toda a semana estão sendo realizadas atividades em todos os 2.200 municípios que possuem a entidade, que aqui em Feira de Santana completa 34 anos na quarta-feira (22).

“Nós iniciamos com a caminhada com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população em prol das pessoas com deficiência. Durante toda essa semana até o dia 28 vamos realizar algumas atividades internas. Não só na sede da Apae, que fica vizinha ao Terminal Central, como nos núcleos que nós temos na Santa Mônica, no Jardim Cruzeiro, que atende especialmente os autistas, e o outro, que é o Conviver, próximo da AABB. Dentre as atividades vamos realizar o Dia do Folclore, vamos ao cinema, entre outras ações.”


Segundo o coordenador, as pessoas com deficiência ainda encontram a questão da discriminação, de pessoas que ainda veem o deficiente como um coitadinho, como uma pessoa que é incapaz e que não consegue realizar atividades.

“A gente aproveita essa semana também para mostrar que eles são capazes sim, que são pessoas que estão no mercado de trabalho, que estão incluídas, e aquelas que não têm, por ser uma deficiência mais grave, a gente procura dar uma autonomia também a essas pessoas”.

Deraldo Gomes informou que a Apae, em Feira de Santana, oferece exames médicos, através do ambulatório, que tem parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, através do SUS, como também a parte educacional, orientação jurídica para as mães e oficinas, entre outras ações.
“A Apae tem se mantido através de doações de pessoas físicas e jurídicas, através das parcerias com os governos municipal, estadual e federal, e da comunidade que contribui também o desempenho da instituição.”

A caminhada contou com o apoio da prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Transportes, a Polícia Militar, o Esquadrão da Polícia Montada, sob o comando do major Moncorvo, além de pessoas físicas e jurídicas. “Tivemos uma média de 400 pessoas envolvidas nessa caminhada e a população de modo geral recebeu de braços abertos”, salientou Deraldo Gomes.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas