JUAZEIRO @ 11ª FEIRA DE CAPRINOS E OVINOS DO DISTRITO DE MASSAROCA ACONTECE ENTRE 17 A 19 DE AGOSTO - Observador Independente

BAHIA

14 de agosto de 2018

JUAZEIRO @ 11ª FEIRA DE CAPRINOS E OVINOS DO DISTRITO DE MASSAROCA ACONTECE ENTRE 17 A 19 DE AGOSTO

Crédito da foto // Lene Radina/ASCOM ADEAP




Com a economia voltada para a agricultura de subsistência o distrito de Massaroca destaca a caprinovinocultura como seu grande sustentáculo. A Feira de Caprinos e Ovinos que está em sua 11ª edição e acontece de 17 a 19 de agosto, no parque CAAM em Massaroca é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e do Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca.

A feira que é parte integrante do calendário de eventos agrários da região proporciona à comunidade oportunidades de integração, troca de experiência, permuta de reprodutores entre expositores e oportunidades de negócios, melhorando a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores. Além disso, atrai empresários da área gastronômica, donos de frigoríficos, comerciantes de carnes e futuros criadores, cuja meta é fazer com que a comercialização ocorra diretamente com os produtores. O evento promove ainda oportunidades de transferência de tecnologias e divulgação das atividades culturais e econômicas local. 

Para o diretor de Pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco), o evento promove a integração entre as comunidades. “Possibilita a troca de experiência e aumento da autoestima dos produtores, além da comercialização e da abertura de contatos para futuros negócios, com isso ocorre conquista de novos mercados”, observou.

A organização aguarda para esse ano a participação de 50 expositores, com aproximadamente 300 animais entre caprinos e ovinos e um público de cerca de 6 mil pessoas durante os três dias de evento. Palestras, exposições, torneio leiteiro, torneio de pista, comercialização de produtos da culinária local e serviços voltados ao setor fazem parte da programação. 

A feira também contará, com a integração mais efetiva de outros segmentos como escolas, comércio, comunidade local e comunidades circunvizinhas. “O distrito está se tornando um centro de referência de produção e comercialização dos produtos da cadeia produtiva da caprinovinocultura, como também de outros produtos, derivados da cadeia”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix.

O evento conta com a parceria do Governo Federal, Banco do Nordeste, ADAB, IRPAA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), UNIVASF, UNEB, Polícia Militar, CESOL, Sebrae, COOAFJUR, ERUM, ADAC, CETEP, EFAS de Sobradinho e COOFAMA. 

Confira a programação:

Sexta – feira (17/08)

16h – Abertura do parque para a chegada dos animais;

18h – Acolhida dos expositores;

20h – Apresentação Cultural – Roda de São Gonçalo;

20h – Inscrição das cabras que irão participar do Torneio Leiteiro, em seguida esgotamento dos úberes das mesmas;

Sábado (18/08)

07h – Abertura do parque para recepção dos animais;

08h – 1ª Ordenha do Torneio Leiteiro;

08h às 22h – Exposição de animais, de trabalhos tecnológicos, comercialização de artesanatos, de produtos da culinária local e de outros produtos afins;

08h às 10h - Inscrição dos animais que irão participar do Torneio de Pista;

10h – Apresentação Cultural – ERUM;

09h às 17h – Entrega do CEFIR e recadastramento do Garantia Safra - STRJ;

10h às 11h – Demonstração de Pais (exposição de galinheiros);

11h às 13 h - Julgamento do Torneio de Pista dos animais e entrega da premiação;

17h – Ato Solene;

19h às 01h - Show Musical com Jonas e o Dominados

Obs.: O encerramento do sábado ocorrerá 01h;

Domingo - (19/08)

07h – Abertura do Parque para visitação;

08h – 3ª Ordenha do Torneio Leiteiro;

09h 30 – Palestra – Manejo Sanitário e Reprodutivo de Caprinos e Ovinos;

12h 30- Entrega de brindes;

16 às 20h – Skema 2


Lene Radina/ASCOM ADEAP

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas