JUAZEIRO @ 11ª FEIRA DE CAPRINOS E OVINOS DO DISTRITO DE MASSAROCA ACONTECE ENTRE 17 A 19 DE AGOSTO - Observador Independente

BAHIA

14 de agosto de 2018

JUAZEIRO @ 11ª FEIRA DE CAPRINOS E OVINOS DO DISTRITO DE MASSAROCA ACONTECE ENTRE 17 A 19 DE AGOSTO

Crédito da foto // Lene Radina/ASCOM ADEAP




Com a economia voltada para a agricultura de subsistência o distrito de Massaroca destaca a caprinovinocultura como seu grande sustentáculo. A Feira de Caprinos e Ovinos que está em sua 11ª edição e acontece de 17 a 19 de agosto, no parque CAAM em Massaroca é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e do Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca.

A feira que é parte integrante do calendário de eventos agrários da região proporciona à comunidade oportunidades de integração, troca de experiência, permuta de reprodutores entre expositores e oportunidades de negócios, melhorando a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores. Além disso, atrai empresários da área gastronômica, donos de frigoríficos, comerciantes de carnes e futuros criadores, cuja meta é fazer com que a comercialização ocorra diretamente com os produtores. O evento promove ainda oportunidades de transferência de tecnologias e divulgação das atividades culturais e econômicas local. 

Para o diretor de Pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco), o evento promove a integração entre as comunidades. “Possibilita a troca de experiência e aumento da autoestima dos produtores, além da comercialização e da abertura de contatos para futuros negócios, com isso ocorre conquista de novos mercados”, observou.

A organização aguarda para esse ano a participação de 50 expositores, com aproximadamente 300 animais entre caprinos e ovinos e um público de cerca de 6 mil pessoas durante os três dias de evento. Palestras, exposições, torneio leiteiro, torneio de pista, comercialização de produtos da culinária local e serviços voltados ao setor fazem parte da programação. 

A feira também contará, com a integração mais efetiva de outros segmentos como escolas, comércio, comunidade local e comunidades circunvizinhas. “O distrito está se tornando um centro de referência de produção e comercialização dos produtos da cadeia produtiva da caprinovinocultura, como também de outros produtos, derivados da cadeia”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix.

O evento conta com a parceria do Governo Federal, Banco do Nordeste, ADAB, IRPAA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), UNIVASF, UNEB, Polícia Militar, CESOL, Sebrae, COOAFJUR, ERUM, ADAC, CETEP, EFAS de Sobradinho e COOFAMA. 

Confira a programação:

Sexta – feira (17/08)

16h – Abertura do parque para a chegada dos animais;

18h – Acolhida dos expositores;

20h – Apresentação Cultural – Roda de São Gonçalo;

20h – Inscrição das cabras que irão participar do Torneio Leiteiro, em seguida esgotamento dos úberes das mesmas;

Sábado (18/08)

07h – Abertura do parque para recepção dos animais;

08h – 1ª Ordenha do Torneio Leiteiro;

08h às 22h – Exposição de animais, de trabalhos tecnológicos, comercialização de artesanatos, de produtos da culinária local e de outros produtos afins;

08h às 10h - Inscrição dos animais que irão participar do Torneio de Pista;

10h – Apresentação Cultural – ERUM;

09h às 17h – Entrega do CEFIR e recadastramento do Garantia Safra - STRJ;

10h às 11h – Demonstração de Pais (exposição de galinheiros);

11h às 13 h - Julgamento do Torneio de Pista dos animais e entrega da premiação;

17h – Ato Solene;

19h às 01h - Show Musical com Jonas e o Dominados

Obs.: O encerramento do sábado ocorrerá 01h;

Domingo - (19/08)

07h – Abertura do Parque para visitação;

08h – 3ª Ordenha do Torneio Leiteiro;

09h 30 – Palestra – Manejo Sanitário e Reprodutivo de Caprinos e Ovinos;

12h 30- Entrega de brindes;

16 às 20h – Skema 2


Lene Radina/ASCOM ADEAP
AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Paginas