JUAZEIRO @ Carrapicho Virtual realiza I Mostra Audiovisual do Vale do Salitre - Observador Independente

BAHIA

30 de agosto de 2018

JUAZEIRO @ Carrapicho Virtual realiza I Mostra Audiovisual do Vale do Salitre

Crédito da foto Educom Ecoturismo - Divulgação    




A Serra do Mulato, a Gruta do Sumidouro, a Cerca de Pedra do Junco e a Cachoeira do Salitre serão apresentados em vídeos produzidos pelo Coletivo de educomunicação Carrapicho Virtual, que desde 2016 vem atuando nas comunidades salitreiras, em Juazeiro. A exibição dos mini vídeos acontecerá no próximo sábado (01), às 18h, durante a I Mostra de Audiovisual do Vale do Salitre.

A Mostra integra a programação da II Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre, que acontece de 31 de agosto a 02 de setembro na sede do distrito de Junco. A produção dos vídeos foi uma ação das/dos jovens do Carrapicho a partir do Projeto “Carrapicho: educomunicação e ecoturismo com jovens do Vale do Salitre”, realizado pela Agência Chocalho, com recursos da BrazilFoundation.

O projeto previa a realização de oficinas de audiovisual, ecoturismo e visitas aos locais apresentados nos vídeos. Para Amanda Clara, conhecer, por exemplo, a Gruta do Sumidouro foi uma experiência interessante pra acessar a história e as mudanças causadas pela própria natureza, a exemplo das estalagmites e estalactites existentes no interior da gruta. Outro aspecto foi a oportunidade de exercitar a produção audiovisual durante as visitas, o que foi integrado com o lazer que é possível nesses locais.

Além da Mostra, outros resultados deste projeto, bem como da ação do Carrapicho, estarão expostos em stand durante a Feira, onde também serão comercializadas camisas, chaveiros, e outros artigos, visando promover a valorização da cultura e potencialidades locais, buscando assim experimentar estratégias de geração de renda para a juventude que integra o Coletivo.

Protagonismo
Crédito da foto Educom Ecoturismo - Divulgação

O Carrapicho também é um dos apoiadores da Feira e pela segunda vez assume a responsabilidade com a cobertura do evento, divulgando matérias e fazendo transmissões ao vivo durante toda a programação. Para a idealizadora do Projeto, a comunicadora social Érica Daiane Costa, que é natural do Salitre, esse crescimento do Carrapicho “só confirma que a juventude, onde quer que ela esteja, só precisa de incentivos, neste caso para o bem”.

Hoje o Carrapicho Virtual conta com apoio das famílias, escolas e comunidades e a parceria da União das Associações do Vale do Salitre - Uavs, Agência Chocalho, BrazilFoundation, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa e Pró-Semiárido/Governo da Bahia.




AsCom Agência Chocalho
AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Paginas