JUAZEIRO @ Carrapicho Virtual realiza I Mostra Audiovisual do Vale do Salitre - Observador Independente

BAHIA

30 de agosto de 2018

JUAZEIRO @ Carrapicho Virtual realiza I Mostra Audiovisual do Vale do Salitre

Crédito da foto Educom Ecoturismo - Divulgação    




A Serra do Mulato, a Gruta do Sumidouro, a Cerca de Pedra do Junco e a Cachoeira do Salitre serão apresentados em vídeos produzidos pelo Coletivo de educomunicação Carrapicho Virtual, que desde 2016 vem atuando nas comunidades salitreiras, em Juazeiro. A exibição dos mini vídeos acontecerá no próximo sábado (01), às 18h, durante a I Mostra de Audiovisual do Vale do Salitre.

A Mostra integra a programação da II Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre, que acontece de 31 de agosto a 02 de setembro na sede do distrito de Junco. A produção dos vídeos foi uma ação das/dos jovens do Carrapicho a partir do Projeto “Carrapicho: educomunicação e ecoturismo com jovens do Vale do Salitre”, realizado pela Agência Chocalho, com recursos da BrazilFoundation.

O projeto previa a realização de oficinas de audiovisual, ecoturismo e visitas aos locais apresentados nos vídeos. Para Amanda Clara, conhecer, por exemplo, a Gruta do Sumidouro foi uma experiência interessante pra acessar a história e as mudanças causadas pela própria natureza, a exemplo das estalagmites e estalactites existentes no interior da gruta. Outro aspecto foi a oportunidade de exercitar a produção audiovisual durante as visitas, o que foi integrado com o lazer que é possível nesses locais.

Além da Mostra, outros resultados deste projeto, bem como da ação do Carrapicho, estarão expostos em stand durante a Feira, onde também serão comercializadas camisas, chaveiros, e outros artigos, visando promover a valorização da cultura e potencialidades locais, buscando assim experimentar estratégias de geração de renda para a juventude que integra o Coletivo.

Protagonismo
Crédito da foto Educom Ecoturismo - Divulgação

O Carrapicho também é um dos apoiadores da Feira e pela segunda vez assume a responsabilidade com a cobertura do evento, divulgando matérias e fazendo transmissões ao vivo durante toda a programação. Para a idealizadora do Projeto, a comunicadora social Érica Daiane Costa, que é natural do Salitre, esse crescimento do Carrapicho “só confirma que a juventude, onde quer que ela esteja, só precisa de incentivos, neste caso para o bem”.

Hoje o Carrapicho Virtual conta com apoio das famílias, escolas e comunidades e a parceria da União das Associações do Vale do Salitre - Uavs, Agência Chocalho, BrazilFoundation, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa e Pró-Semiárido/Governo da Bahia.




AsCom Agência Chocalho

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas