JUAZEIRO @ Salitre sedia mais uma oficina do Projeto Jovens Comunicadores - Observador Independente

BAHIA

21 de agosto de 2018

JUAZEIRO @ Salitre sedia mais uma oficina do Projeto Jovens Comunicadores

Crédito da foto // Agência Chocalho / Divulgação   




Nos dias 18 e 19 deste mês, foi a vez de jovens do Coletivo Carrapicho Virtual, pela terceira vez, participarem de oficina do Projeto Jovens Comunicadores. Desta vez, as/os jovens foram contemplados com a oficina de Cidadania, que aconteceu na comunidade de Alfavaca, no Vale do Salitre, interior do município de Juazeiro (BA).

A oficina de Cidadania foi ministrada pela cientista social e educadora Claudia Machado, que destaca ser o propósito da oficina provocar as/os jovens a se perceberem como cidadãos e cidadãs para que se voltem também para a importância do pertencimento ao lugar onde vivem. 

“A gente tenta nesse projeto fazer com que eles (...) se percebam também pessoas com direitos, com deveres, com uma ação dentro da própria comunidade, do próprio país e percebam a importância equilibrada da sua existência no lugar de origem, evitando ou diminuindo o êxodo rural que é um grande problema”, revela Machado.

Durante a programação, os conteúdos foram trabalhados a partir de explanações dialogadas, vídeos, dinâmicas, trabalhos em grupo e místicas. A integrante do Carrapicho Virtual, Ana Flávia Santos, de 11 anos, diz que aprendeu várias coisas na oficina, inclusive sobre a importância do trabalho em grupo: 

“com o grupo a gente faz tudo melhor, porque você tem uma ideia, só que não consegue elaborar direito, mas com outras pessoas você consegue discutir e aprender muito mais”, afirma. Ana Flávia cita ainda que aprendeu também sobre a história do Brasil, a necessidade de preservar a Caatinga e de valorizar a cultura e o conhecimento local e dos seus antepassados.

O projeto

O projeto Jovens Comunicadores tem proporcionado conteúdos voltados para a formação cidadã e em comunicação, com o objetivo de formar uma Rede de Jovens Comunicadores atuantes em seus territórios e comunidades. Um dos jovens que participou da oficina, Marcos Santos, de 19 anos, e que já vem produzindo e divulgando informação sobre a região através da página Carrapicho Virtual, na plataformaFacebook, disse que ele apreendeu em dois dias de oficina conteúdos que ele sentiu falta durante o ensino médio. 

“Achei muito interessante a oficina porque no momento em que vivemos no país veio para abrir nossos olhos, mostrar realmente qual a história do verdadeiro Brasil, desde a colonização até os dias de hoje”, avalia Marcos, considerando que a experiência agregou bastante a ação de educomunicação que o Carrapicho já desenvolve desde 2016.
Crédito da foto // Agência Chocalho / Divulgação  

No Salitre, as comunidades atendidas pelo Pró-Semiárido contam com o acompanhamento do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA que indicou o Carrapicho Virtual como um dos grupos a participar do Projeto Piloto Jovens Comunicadores que teve início no Território Sertão do São Francisco em 2017. 

Hoje o projeto está sendo desenvolvido em cinco Territórios de Identidade da Bahia, promovendo oficinas, intercâmbios, incentivo a leitura e produção artística como estratégia para fortalecer a juventude do campo.

O projeto Jovens Comunicadores é uma ação do Pró-Semiárido, projeto do Governo do Estado da Bahia, executado em 32 municípios do Semiárido baiano, incluindo Juazeiro. Com recursos fruto de Acordo de empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, o Pró-Semiárido é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR.

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.
O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.
VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas