PETROLINA @ MUNICÍPIO RECEBE CAMPANHA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA - Observador Independente

BAHIA

23 de agosto de 2018

PETROLINA @ MUNICÍPIO RECEBE CAMPANHA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA

Crédito da foto // Ascom // Prefeitura de Petrolina  




Foi iniciada no último dia 20 a Campanha Saúde Mental nas Escolas, uma ação do Mandato Coletivo do vereador Gilmar Santos, PT. A Escola de Referência Clementino Coelho recebeu a primeira ação e tive um lúdico e educativo diálogo com alunos/as e a psicóloga Jonalva Paranã.

O objetivo da campanha é levar para a comunidade escolar informações preventivas contra adoecimentos mentais que acometem diariamente essa população, que não recebe a atenção devida dos govermos.

"Em diálogo com jovens de algumas escolas públicas do município foi observado, que a saúde mental tem sido uma questão que não tem recebido significativa atenção das unidades escolares e dos dispositivos da saúde existente na cidade. Professores e alunos têm adoecido com frequência, mas pouco ou nada falamos sobre o assunto. Diversos transtornos acometem os diferentes sujeitos que habitam as nossas escolas, o suicídio é manifestação mais violenta dessa precarização da saúde mental", disse o vereador e professor Gilmar Santos.

Para Gilmar a primeira medida preventiva é a educação: é preciso deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema. "Por isso é que laçamos a campanha "Saúde Mental Também é Questão da Educação", com o intuito de sensibilizar as comunidades escolares para o tema, assim como apresentar os dispositivos hoje existentes que subsidiam aos que se encontram necessitados de atendimento especializados", afirmou.

A Campanha Saúde Mental na Escola está acontecendo desde o dia 20 e vai até 24 de agosto. Algumas escolas serão visitadas para realização de diálogos entre assistentes sociais, psicólogas e comunidade escolar. Materiais informativos estão sendo distribuídos com contatos dos serviços públicos de saúde mental. 

Também está disponível um Coletivo em Diálogo, onde o vereador entrevistou a assistente social Izabel Angelin e a psicóloga Jonalva Paranã que se engajaram na campanha. O Grupo de Atenção à Pessoa com Lúpus do Vale do São Francisco também é parceiro dessa ação.

As escolas participantes do projeto são: Eremcc, Jardim Maravilha; Antônio Padilha, José e Maria; Escola Jesuíno Antônio D'avila, bairro João de Deus e Colégio Professor Simão, Centro.



Ascom // Prefeitura de Petrolina  

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.
O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.
VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas